Mostra de arte chega ao Rio com originais


1 de Agosto, 2014

A exposição “A Magia de Miró”, que reúne 69 obras do pintor espanhol Joan Miró e 23 fotografias do curador e galerista Alfredo Melgar, está patente desde terça-feira e até ao próximo dia 29 de Setembro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

A mostra, que passou com relativo êxito pelas cidades de São Paulo e Curitiba, é de entrada gratuita, e segue depois para Recife e Salvador.
“A exposição revela um lado mais íntimo e pessoal do mundo do artista catalão, principalmente ao incluir esboços e notas, assim como obras produzidas sobre papel, com lápis, ao longo dos últimos cinco anos de vida”, informaram os organizadores.
As obras seleccionadas correspondem a diferentes fases de produção do artista, uma vez que são datadas entre 1962 e 1983. Além dos originais de Miró, a exposição inclui 23 retratos a preto e branco feitos por Melgar, que conheceu Miró em Paris, no início da sua carreira como fotógrafo.
Joan Miró nasceu a 20 de Abril de 1893 em Barcelona, Espanha, foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista espanhol. Em 1954, ganhou o prémio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris ganhou o Prémio Internacional da Fundação Guggenheim.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA