A Galeria Mov’art está presente na décima edição da Feira de Arte “FNB Joburg Art Fair”, a decorrer a partir de hoje até domingo, em Joanesburgo, na África do Sul.
Artista plástica Keyezua mostra trabalhos na África do Sul Fotografia: José Soares | Edições Novembro
Esta informação foi prestada na terça-feira, em conferência de imprensa, pela directora da instituição Janire Bilbao, que disse que a galeria vai ser representada por dois quadros dos artistas plásticos Thó Simões, que representam os pastores Himba, nómadas provenientes do sul de Angola. De acordo com a directora da Mov’art, a artista plástica Keyezua vai marcar presença com duas máscaras e dois quadros de fotografias, denominado “Fortia”, que significa força em Latim, um projecto de arte produzido com materiais reciclados, retratando a deficiência física de forma digna. Para Thó Simões, as duas obras artísticas que vão participar no projecto são o resultado dos últimos trabalhos desenvolvidos na região do sul de Angola, em que há uma simbiose entre os nómadas daquela região da cultura Himba e a cultura moderna da rua. A artista Keyezua informou que as peças
foram concebidas com auxílio do artista plástico Tito Cruz, no qual descreve situações vivida pelos autores. “É uma oportunidade única e a MOV’ART quer cada vez mais, integrar os artistas angolanos no mercado internacional, participando em eventos como o FNB Joburg Art Fair para cumprir a nossa missão de levar mais longe a arte angolana”, destaca Janire Bilbao. A galeria vai exibir, no stand da FNB Joburg Art Fair 2017, além das obras dos artistas angolanos, duas fotografias das séries “Faith” e “The Profit Corner” do premiado moçambicano Mário Macilau. Focada no movimento artístico nacional além-fronteiras, Janire Bilbao relembra a recente participação na 1:54 Art Fair em Nova Iorque, onde exibiu as obras do artista Ihosvanny com curadoria de Kiluanji kya Henda. As galerias e organizações seleccionadas este ano são provenientes de 12 países do continente africano, Europa e Estados Unidos.