Cultura

Movimento Lev'Arte incentiva à literatura

O coordenador nacional do Movimento literário Lev'Arte, Kardo Bestilo, afirmou, ontem, em Caxito, capital do Bengo, que pretende levar a arte de leitura e escrita aos habitantes das zonas rurais.

Membros vão realizar sessões de leitura em zonas rurais
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

Kardo Bestilo, que falava na cerimónia de abertura do quinto Fórum Nacional do Movimento Lev'Arte, informou que o projecto assenta na oferta de livros bem como a realização de sessões de leitura em actividades recreativas, de forma a contribuir para o crescimento intelectual dos habitantes de várias aldeias.
Fez  saber que o objectivo é sensibilizar as pessoas para  terem hábitos e o gosto pela leitura e escrita.
Durante o  fórum, os participantes vão definir estratégias para o aumento dos membros, análise dos critérios e padrões do funcionamento orgânico do movimento, assim como o reforço e expansão do projecto em todas as províncias.
O  Fórum Nacional conta com a participação de representantes  das províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Cuanza-Norte, Cuando Cubango, Huíla, Huambo, Luanda, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire e a anfitriã Bengo.
O quarto Fórum Nacional Lev’arte foi realizado na cidade do Lubango, província da Huíla.
Fundado a 20 de Julho de 2006, em Luanda, o Movimento Lev'Arte tem como objectivo incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura.
 Representada em várias províncias, os membros do Movimento Lev’arte desenvolvem, anualmente, sessões de declamação de poesia, concursos literários, palestras, ciclo de conferências, edição literária e lançamento de livros, bem como parcerias culturais com instituições nacionais e estrangeiras no domínio da literatura.

Tempo

Multimédia