Movimento Lev´Arte realiza recital na União

César Esteves
13 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

O movimento literário Lev’Arte realiza hoje, às 18 horas, no átrio da União dos Escritores Angolanos (UEA), a última edição do ano do projecto “Poesia À Volta da Fogueira”.

A actividade, que acontece pela primeira vez, em simultâneo, nas províncias da Lunda Norte, Huambo, Benguela, Huíla, Cuanza Norte, Bengo e Namibe, vai consubstanciar-se na realização de uma sessão de venda e autógrafo dos  livros “E lá fora os cães...”, de Nguimba Ngola, e “Incertezas”, de Katya dos Santos.
Os dois, livros que vão ser comercializados ao preço de 500 kwanzas cada, fazem parte da edição especial “Novos Autores” lançada este ano pelo Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (Grecima), através do projecto “Ler Angola”. A edição especial “Novos Autores” inclui, além das obras Nguimba Ngola e Katya dos Santos, também de Gociante Patissa,  Paula Russa, Carlos Bangui, Yola Castro,  Soberano Canhanga,  David Capelenguela, Jorge Salvador, Gaspar Lourenço e Martinho Bangula Katúmua.
As 11 obras foram editados com o objectivo de impulsionar  a produção literária no país e o incentivo à leitura na génese da criação do programa de fomento do livro, um programa do Executivo para a promoção do património identitário da cultura nacional. A última edição do ano do “Poesia à Volta da Fogueira” vai contar, igualmente, com momentos de declamação de poesia animados por membros do Lev’Arte, e de teatro com o grupo Tata Yetu.
Kiocamba Cassua, secretário executivo do movimento literário, disse que o objectivo é despertar o interesse pela leitura e aprimorar a arte da declamação.
A poesia declamada, reforçou, vai ser a principal atracção da noite pelo facto do seu dinamismo contagiar os seus amantes e apreciadores.
Lev'Arte é um movimento literário que tem incentivado o gosto pela leitura.  Foi fundado a 20 de Julho de 2006 em Luanda. Actualmente  está representado além de Luanda, nas províncias de Benguela, Huíla, Huambo, Malanje, Cuanza Norte, Bengo, Namibe, Moxico, Cuanza Sul, Uíge e Lunda Sul.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA