Movimento literário Lev’arte realiza festival na Lunda Sul

Kamuanga Júlia | Saurimo
22 de Julho, 2016

O movimento literário Lev’arte, em parceria com a direcção provincial da Cultura da Lunda Sul, inaugurou na quarta-feira em Saurimo a terceira edição do Festival de Poesia e Letras, denominado “FESPOL”, no quadro das comemorações do décimo aniversário desta organização cultural.

A iniciativa conta com a participação de estudantes do primeiro e segundo ciclos e acontece em simultâneo com a realização de oficinas literárias para crianças, visitas a locais de interesse histórico, declamação de poesia, exibição de peças de teatro, realização de concertos, mesa-redonda e feira de livro e de artesanato.
De acordo com Alberto Muamuhonga, responsável do Lev’arte, o festival visa incentivar nas crianças, jovens e adultos o hábito da leitura e escrita criativa. O Lev’arte ajuda também os escritores na publicação de obras científicas e literárias, além de contribuir na divulgação das artes.
No primeiro dia do festival, foi realizada uma palestra sobre “A importância da Leitura e Literatura”, proferida pelo Padre Armindo Firmino, durante a qual explicou aos estudantes que a leitura é a fonte de informação e formação sobre a sociedade e o Mundo.
O orador aconselhou os pais a incentivarem os filhos a cultivarem o gosto pela leitura desde a infância, a fim de facilitar a assimilação rápida de diversos conteúdos.
Avelino Firmino disse que a leitura deve ser compreendida como uma necessidade do quotidiano de qualquer cidadão, uma vez que contribui significativamente para o enriquecimento intelectual e cultural da pessoa. “A leitura permite também tornar fértil o cérebro, bem como ter bem patente a imagem gráfica de muitas palavras,  permitindo uma avaliação minuciosa do produto literário quer angolano quer estrangeiro”, disse.
Durante o festival são promovidos seminários, visitas guiadas a Mediateca de Saurimo, concursos de poesiae exibição de peças de teatro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA