Cultura

Museu do Dundo prepara parcerias

Armando Sapalo | Dundo

O director do Museu Regional do Dundo, Ilunga André, informou, ontem, na Lunda-Norte, que pretende reforçar significativamente, este ano, a agenda científica da instituição, com a criação de novas parcerias com instituições museológicas e universitárias nacionais e estrangeiras.

Direcção da instituição busca apoios para realizar pesquisas
Fotografia: Benjamin Cândido | Edições Novembro | Dundo

 

Além destes acordos, Ilunga André disse que pretende, também, fazer uma aposta mais forte na formação do quadro técnico da instituição, com o objectivo de melhorar o trabalho destes e atrair o interesse de mais pesquisadores estrangeiros.
“Temos já um acordo de cooperação com a Universidade do Porto e estamos a trabalhar com os investigadores ligados ao Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, Portugal. É uma norma nova que queremos implementar, porque em alguns países da Europa e até mesmo de África, os Museus são, na maioria, adstritos às universidades. Por isso queremos melhorar e estudar os mecanismos das vantagens mútuas dessas parcerias”, disse.
Quanto aos acordos com instituições universitárias nacionais, Ilunga André disse que já há uma parceria feita com a Universidade Lueji A´Nkonde, criada para ajudar no reconhecimento do Sona, os desenhos da cultura Lunda feitos na areia, à património cultural nacional. Para Ilunga André, o número de visitantes, nacionais e estrangeiros, que consultam, todos os dias, o Museu do Dundo, é “um claro sinal da importância da instituição na promoção do turismo cultural”.

Tempo

Multimédia