Museu Britânico da Guerra abre com honra aos mortos


12 de Julho, 2014

Fotografia: DR

Os criadores da série de animação “Wallace and Grommit" realizaram a curta-metragem “Flight of the Stories" para marcar a abertura, no dia 19, das novas galerias do Museu da Guerra, em Londres.

O filme, que pode ser visto online, combina animações em 2D e 3D e retrata histórias verídicas de soldados que perderam a vida nos campos de batalha do Norte de França. Familiares dos soldados fizeram questão de doar cartas e diários relativos ao antes e ao pós-guerra, ajudando na criação desta animação que pode ser visualizada online.
Com a abertura do museu vai também ser possível visitar a exposição “Truth and Memory, British Art of World War One" (“Verdade e Memória, Arte britânica da I Guerra Mundial"). Wallace e Gromit são duas personagens fictícias, criadas por Nick Park, protagonistas de uma série britânica composta por quatro curta-metragens e uma longa-metragem, da Aardman Animations.
Na série, Wallace, um atrapalhado inventor, é um fanático por queijo, enquanto o seu companheiro, Gromit, é um cachorro antropomórfico inteligente. As personagens são filmadas com técnicas de stop motion e claymation. Devido à sua popularidade, as personagens são consideradas ícones internacionais da cultura britânica moderna e do próprio povo britânico.
A BBC News aponta-os “como das mais conhecidas e amadas estrelas a saírem do Reino Unido”. O website inglês Icons afirmou que eles têm feito “mais para melhorar a imagem dos ingleses mundo fora do que qualquer oficialmente nomeado embaixador".
As curtas “As Calças Erradas" (1993) e “Tosa Completa" (1994) ganharam o Óscar de melhor curta de animação e o filme “A Batalha dos Vegetais" (2005) venceu o Óscar de melhor filme de animação. Em  2005, um incêndio destruiu o palco da Aardman Animations e os tesouros valiosos de animação de Wallace e Gromit.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA