Museu de Arte exibe pinturas


30 de Janeiro, 2015

A pintura “Baco, Vénus e Cupido”, de Rosso Fiorentino (1494-1540), proveniente do Museu de História da Arte do Luxemburgo, é exibida até 18 de Maio no Museu de Arte Antiga, em Lisboa.

De acordo com o museu, esta obra do artista do século XVI, que não está representado em nenhum museu de Luxemburgo, vai ser exibida no âmbito do ciclo “Obra Convidada”.
Na Florença da segunda década do século XVI, Pontormo (1494-1556) e Rosso Fiorentino (1494-1540) foram os principais artistas de um movimento que explorou um estilo de pintura muito sofisticado na composição e na expressão, a que se convencionou chamar Maneirismo, assinala o Museu  de Arte Antiga. Francisco I, rei de França, convidou Rosso Fiorentino a ir para Paris em 1530, como o seu primeiro pintor de corte, e o artista dedicou toda a última década da sua carreira aos grandes trabalhos de decoração dos novos espaços do Palácio Real de Fontainebleau.
Iniciado em 2013, com uma obra de Lucas Cranach, o Velho, (1472-1553), vinda do The Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, o ciclo de exposições designado por “Obra Convidada” tem vindo a apresentar no Museu Nacional de Arte Antiga algumas obras de arte de grandes museus estrangeiros.
O Museu de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal. As suas colecções - cerca de 40000 espécies - incluem pintura, escultura, desenho e artes decorativas europeias.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA