Museus com valor inestimável


12 de Setembro, 2015

Os museus desempenham um papel inestimável no processo de preservação, divulgação e transmissão dos hábitos e costumes das comunidades às actuais e futuras gerações.

A opinião é do historiador e docente universitário Alberto Sehululo, em declarações à agência de notícias Angop, tendo realçado que tal papel deve-se ao facto de serem lugares apropriados para a conservação de objectos utilizados pelos antepassados. Os museus apresentam artefactos da antiguidade, entre panelas de barro e muringues (recipientes de conservação de água), muitos deles desconhecidos pelas gerações actuais.
Alberto Sehululo disse que, ao contrário de uma biblioteca, um museu conserva artefactos utilizados pelos antepassados, sobretudo nas actividades de caça, agricultura e pesca, além de material de cozinha e de construção.
O historiador acrescentou que o museu é uma das poucas instituições culturais onde se ponde guardar o acervo histórico de Angola, relativamente aos hábitos e costumes das populações.
Alberto Sehululu define um museu como uma instituição permanente sem fins lucrativos, onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, ou de uma personalidade histórica.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA