Anselmo Ralph chega ao cinema

Roque Silva |
7 de Agosto, 2015

Fotografia: Mota Ambrósio

Um documentário que conta a vida e os dez anos de carreira do músico Anselmo Ralph, intitulado “Vontade de Vencer”, estreia, em Setembro, nas principais salas de cinema de Angola e Portugal.

A longa-metragem, realizada pelo cineasta português André Banza, é exibida pela primeira vez no dia 3 de Setembro em Portugal e no dia seguinte no Cine Place, no Belas Shopping, em Luanda. A antestreia do filme acontece ainda este mês no Algarve, em Portugal.
O filme, uma co-produção da Até ao Fim do Mundo, com a Semba Comunicação e a Bom Som, retrata a trajectória musical e um pouco da vida pessoal de Anselmo Ralph, assim como mostra alguns aspectos que o levaram a dedicar-se a música.
O documentário reúne cenas gravadas nos bastidores em mais de 80 concertos, numa digressão realizada entre 2014 e 2015, assim como traz testemunhos nunca revelados de familiares e declarações de músicos com quem trabalhou e também de jornalistas que o acompanharam ao longo do percurso.
Renato Menezes, assessor do músico, disse que o documentário “é o retrato de um sonho tornado em realidade, no qual é possível ver o amor do artista pela arte de compor e interpretar e a determinação de se superar a si mesmo”.
“Vontade de Vencer”, destacou, é uma oportunidade de conhecer a vida privada de um artista, que viveu em Luanda, Lisboa, Espanha e Nova Iorque, assim como mais detalhes sobre a carreira artística de Anselmo Ralph, “um dos mais representativos artistas angolanos da actualidade”. “Alguns problemas pessoais, a origem da doença que padece e a sua real e actual situação, que já gerou muitas especulações, são revelada neste filme”, explicou. Em relação a ideia de gravar um documentário sobre um músico com pouco tempo de carreira, Renato Menezes esclareceu que o interesse das produtoras surgiu em função do sucesso alcançado pelo artista.

Disco badalado

“After Party” é o título do quinto disco de originais que o músico Anselmo Ralph prevê lançar entre Setembro e Outubro, deste ano, no mercado nacional e também no estrangeiro. “A música de Anselmo Ralph não tem fronteiras, conquistou todos os continentes, para além de Angola, onde os críticos o consideram como o maior cantor da sua geração.”
O CD serve para celebrar os dez anos de carreira do músico, que começaram com a estreia do álbum “Histórias de Amor” (2005), elogiado pela crítica pelos sucessos “Super Homem” e “Não vai dar”.
O repertório do novo CD tem mais de dez temas, com ritmos badalados, motivo pelo qual o artista decidiu autenticar o disco de “After Party” (Depois da Festa), em que predominam o r&b e a kizomba. O CD tem a participação vocal do cantor Landrick e também a co-produção musical de Nelson Klassik, responsável por êxitos como “Não me toca”, “Curtição” e “Única Mulher”.

Agenda recheada

O músico  tem estado  a residir no exterior do país devido aos incessantes convites para actuar em concertos e participar em programas e projectos de televisão.
O músico Anselmo Ralph actua, no sábado, no 19º Festival de Verão “Meo Sudoeste”, na praia da Zabujeira do Mar, assim como na segunda-feira no Festival do Marisco Olhão, e na cidade do Crato, onde canta no Campo 1º de Maio.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA