Cultura

Anselmo Ralph entre os cabeças de cartaz

Anselmo Ralph, Raquel Tavares, José Cid e Tony Carreira são os cabeças de cartaz da Semana dos Baleeiros, uma festa popular que decorre desde ontem nas Lajes do Pico, nos Açores. 

Autor de “Cupido” participa no festival de música de verão que decorre no arquipélago
Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

A festa, inicialmente organizada pelos baleeiros, termina dia 27, e serve para homenagear a sua padroeira Nossa Senhora de Lourdes, passou a ter, com o passar dos anos, uma vertente mais popular e não apenas religiosa, transformando-se num dos festivais de música de verão no arquipélago.
Situado na costa sul do Pico, a vila das Lajes (que segundo os historiadores foi a primeira localidade a ser povoada na ilha), ficou conhecida como vila baleeira, devido ao impacto económico e social que a actividade da baleação teve na população local.
Numa altura em que a subsistência das famílias na ilha do Pico dependia, em grande parte, da actividade agrícola e das pescas, a caça à baleia assumiu um importante papel em quase todo o concelho das Lajes do Pico, devido à passagem dos cachalotes (a baleia mais comum nos Açores), junto à costa sul da ilha.
Depois da caça à baleia ter sido extinta nos Açores, a vila das Lajes continuou a estar ligada aos cachalotes, devido à presença de várias empresas de observação de baleias e golfinhos, que se instalaram na vila, aproveitando a proximidade da rota dos cetáceos. Actualmente, o Museu dos Baleeiros, um dos mais visitados nos Açores, mantém viva, na vila das Lajes do Pico, a história da baleação para os turistas que visitam a ilha.
Foi exactamente esse impacto que a actividade da baleação deixou na identidade das Lajes do Pico, que o presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, enalteceu na apresentação do programa dos festejos.
“Nesta celebração da cultura da baleia enaltecemos os Baleeiros, observamos os botes, as casas e os museus, vivemos as tradições e as crenças, em reencontros emocionados, sentimos a música a arte e a literatura, projectamos a investigação científica, a protecção e a educação ambiental, e prosseguimos com a candidatura da cultura da baleia a património da Unesco”, destacou o autarca.
É neste ambiente histórico e cultural que vai decorrer a Semana do Baleeiros, onde além de espectáculos musicais com artistas nacionais, estão também previstas as actuações de filarmónicas, grupos folclóricos, orquestra juvenil e municipal, e também um desfile etnográfico e uma feira de artesanato.

Cantor da actualidade


Um dos melhores cantores da actualidade, Anselmo Ralph assinou em Junho de 2015, em Madrid, um contrato com a editora internacional Sony Music  para gravação de três álbuns em castelhano, cuja comercialização vai ser feita de modo exclusivo em toda a América Latina.
O cantor é o rosto em Angola da multinacional Coca-Cola, cuja cerimónia de lançamento da campanha celebrativa dos 100 anos da garrafa de vidro foi realizada em Julho de 2015, em Luanda.
Nasceu em 1981, em Luanda. Viajou para Nova Iorque para terminar os estudos onde se graduou em contabilidade na faculdade da comunidade de Manhattan do Borough em Nova Iorque.
Nos anos 1990, mudou-se para Madrid, onde viveu alguns anos, e foi nessa altura que descobriu a sua paixão pela música e se tornou um grande admirador de um dos mais populares cantores dominicanos, Juan Luís Guerra. Isto teve muita influência na carreira futura de Anselmo Ralph como um músico.
Após pertencer à banda Latino Rock'n'Roll em Nova Iorque, Anselmo começou a fazer projectos como artista a solo. Em Janeiro 2006 lançou o seu primeiro álbum intitulado “Histórias de Amor” produzido pela Produtora Bom Som, propriedade do artista e do seu agente Camilo Travassos.

,

Tempo

Multimédia