Artistas em Maputo na Festa da Música

Roque Silva |
18 de Outubro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

Gabriel Tchiema, Cabo Snoop e os Dj’s Paulo Alves e Elly Chuva animam hoje, a partir das 21h00, na Praça da Independência, em Maputo, a sexta edição da gala de divulgação dos vencedores do Mozambique Music Awards (BCI MMA 2014).

As actuações dos músicos angolanos resultam de um acordo internacional assinado na quinta-feira, em Maputo, entre os responsáveis do BCI MMA e do Angola Music Awards.O músico Gabriel Tchiema, detentor da categoria de Melhor Tema do Leste de Angola, com “Mulekeleke”, no Angola Music Awards (AMA) deste ano, e o kudurista Cabo Snoop, vão interpretar um tema cada.
Paulo Alves, Melhor DJ do AMA 2014, e Elly Chuva, DJ oficial, animam a tradicional festa, que é realizada depois da gala, que se prolonga até às cinco da manhã.
Ardiles, Mr. Kuka, Mr. Bow, Gabriela, Team Sabawana, Sweet Boys, Som do Índico e os Dj’s Lady K e L’m K são os artistas moçambicanos que actuam no palco do BCI MMA.
O concurso vai premiar 15 categorias sob escolha do público, além dos prémios Carreira e Álbum Mais Vendido. O festival é transmitido em directo para todo o território de Moçambique, através da Televisão Pública moçambicana.  O coordenador-geral do Angola Music Awards, Daniel Mendes, disse ao Jornal de Angola que os angolanos participam na gala na qualidade de convidados internacionais, no âmbito da pareceria entre as instituições moçambicana e angolana. O acordo estabelece um intercâmbio cultural entre os vencedores angolanos e moçambicanos dos Music Awards, na categoria de melhor DJ e outra categoria escolhida aleatoriamente.
Daniel Mendes considerou ser uma parceria importante para o Angola Music Awards, visto tratar-se de uma porta que se abre à expansão da música feita nos dois países.  A parceria, realçou, que ora se estabelece, vai concretizar os objectivos dos concursos, que consistem em atingir a excelência na música.   Para a organização moçambicana, o valor do BCI MMA está na divulgação qualitativa e mais abrangente da música feita pelos artistas moçambicanos. A criação musical contribui para a divulgação da cultura de Moçambique, “por isso os músicos devem ser apoiados com iniciativas deste género”.  Apoiar a música é um compromisso que o BCI, na qualidade de patrocinador, assume com muita honra e orgulho. O festival mostra o que de melhor se faz todos os anos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA