Banda Pink Floyd edita novo álbum


9 de Julho, 2014

Fotografia: DR

A banda britânica Pink Floyd vai editar em Outubro um novo álbum, o primeiro dos últimos 20 anos, noticiou a revista norte-americana “Rolling Stone", no seu sítio na Internet.

De acordo com a publicação, a novidade foi tornada pública na rede social Twitter pela mulher do vocalista e guitarrista da banda David Gilmour, Polly Samson. Um porta-voz do músico confirmou à “Rolling Stone" a edição do novo álbum, “Endless River".
O trabalho tem como base material alguns inéditos registados em 1994, durante as gravações de “Division Bell", último CD de originais que a banda editou nesse ano. Alguns temas do novo álbum vão ter a participação do teclista e um dos fundadores dos Pink Floyd, Richard Wright, que faleceu em 2008 e cujo trabalho foi descrito por Polly Samson como “o canto do cisne”.
Richard Wright, que também foi vocalista de vários temas do grupo, foi o autor de canções como “The great gig in the sky" e “Us and them", do álbum “Dark Side of the Moon".  
De acordo com o jornal britânico “The Sun", Roger Waters, fundador que deixou o grupo há quase 30 anos, não vai ter nada a ver com este novo disco. A cantora Durga McBroom-Hudson confirmou a informação no Facebook. “Originalmente era para ser um álbum completamente instrumental, mas entrei no processo em Dezembro e cantei algumas faixas", disse, acrescentando que David Gilmour cantou depois sobre algumas dessas vozes.
“The Endless River" sucede assim ao que parecia ter sido o derradeiro álbum de originais dos Pink Floyd, “The Division Bell", de 1994, e foi relançado este mês com uma nova edição de luxo. Representada agora por David Gilmour e Nick Mason, depois da morte de Wright e de Syd Barrett (em 2006), a banda britânica, que se estreou com “Pipper At The Gates of Dawn" (1967), tem um catálogo especial que conta com 14 álbuns de estúdio, três discos ao vivo e uma série de caixas e best of, além de edições em vídeo.
O co-fundador, baixista e vocalista dos Pink Floyd, Roger Waters abandonou a banda em 1985, embora tenha voltado à mesma para algumas actuações ao longo dos anos, mas tem apostado mais no seu novo grupo, The Wall.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA