Barack Obama condecora artistas nos EUA


22 de Novembro, 2015

Fotografia: reuters

O Presidente americano, Barack Obama, concedeu, ontem, a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil do país, às cantoras Gloria Estefan e Barbra Streisand e ao realizador Steven Spielberg.

A lista de condecorados incluiu ainda 17 nomes do mundo da música, cinema e desporto, assim como legisladores, activistas e uma pioneira da Agência Espacial norte-americana, NASA. “Esses homens e mulheres enriqueceram a vida dos norte-americanos e ajudaram a definir a experiência compartilhada como americanos”, defendeu Barack Obama. As medalhas são entregues no dia 24, numa cerimónia na Casa Branca.
A Casa Branca destacou ainda em comunicado que Gloria Estefan é uma “cantora, compositora, actriz e empresária que introduziu a música latina a uma audiência global”.
Nascida em Cuba, de onde emigrou com a família, a cantora Gloria Estefan é uma defensora dos direitos dos latinos nos Estados Unidos.
AAlém da cantora Barbra Streisand foram ainda distinguidos o cantor e guitarrista James Taylor, o compositor Itzhak Perlman, autor d banda sonora de vários filmes. O cineasta Steven Spielberg foi reconhecido pelo seu contributo no engrandecimento da sétima arte.
A Casa Branca também condecorou a matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou na NASA, e a primeira negra eleita para o Congresso americano, Shirley Chisholm, em 1968.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA