Bonga anima Muximangola

Manuel Albano |
23 de Setembro, 2014

Fotografia: DR

O Centro Cultural Muximangola acolheu domingo centenas de pessoas que acompanharam o espectáculo musical de Bonga, enquadrado no programa “Em Defesa do Semba”.

O conceituado músico, que encerrou as actividades culturais naquele espaço, inseridas na segunda edição do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), que decorreu de 30 de Agosto a 20 de Setembro em todo o país, interpretou novas e antigas canções do seu reportório.
O artista recordou temas como “São Salvador”, “Mulemba Xangola”, “Paxi ni Ngongo”, “Mariquinha”, “Boto Boto”, “Galinha Kassafa” e “Recordando Pió”.
Bonga foi homenageado pelo seu contributo na divulgação, promoção e preservação internacional do semba e pelos seus 42 anos de carreira. O músico, acompanhado pela banda Yetu, interpretou alguns temas do seu primeiro disco, “Rio Dande”, recordou alguns dos principais precursores do semba em Angola, com destaque para Elias dia Kimuezo, Mamukueno, Zecax, Lulas da Paixão, Lurdes Van-Dúnem e Dina Santos. A banda Yetu foi integrada por Xalita Carlitos (bateria), Matias Kamalengue (viola baixo), Paulino Bonjo (viola ritmo), Rabino Josué (teclados), Bivo Dianzo (percussão), Joaquim Paulo “Lolito”, Segura Show e Malú (vozes) e Zé Pik (técnica).
Fiel Didi, responsável do espaço cultural, referiu que o espectáculo de Bonga foi "o ponto alto" das actividades ligadas ao FENACULT e rendeu homenagem a quem durante "quatro décadas tem sabido dignificar e preservar os ritmos musicais tradicionais angolanos".
Os presentes gostaram da festa e pediram para que actividades do género se realizem sempre. Maria António vive na centralidade de Cacuaco e disse ao Jornal de Angola que este tipo de realizações culturais deviam ter sempre lugar. "Gostava de agradecer aos responsáveis do Muximangola por terem incluído Bonga nas festividades do FENACULT. É uma alegria ver o Semba Muxima e o Bonga com as suas bailarinas a actuar." A festa, que devia terminar às 17h00, prolongou-se até às 22h00.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA