Canções sacras na igreja Tocoísta


9 de Abril, 2016

Um Sarau de Música Sacra realiza-se amanhã, pelas 16h00, na sede da Igreja  Tocoísta (Praça da Catedral), sito na Rua de Castro Van-Dunem Loy, em Luanda, uma iniciativa do Centro Cultural António Agostinho Neto, em Catete, em parceria com o Projecto Ngunga Ngele.

A iniciativa  conta  com a participação de vários grupos e artistas gospel, com destaque para a Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA), Angospel, os Black Mambanza, Bethel dos Coqueiros, Exercito de Cristo, Alfa e Ómega, Vozes do Toko, Os Lirikhus, Banda Muxima, Loyd Kiala, Tuassolo dos Santos, Massoxi Max,  Esaú Baptista.
A actividade em alusão ao 4 de Abril, dia da Paz em Angola, e ao 17 de Abril, dia da Teofania aos Tocoistas, visa exaltar os feitos da Paz e o progresso artístico-cultural dos povos em Angola, em tempo de crise. Além da música sacra, a iniciativa reserva momentos de poesia com o Clube Nacional de Poetas e Trovadores e Dança-Nkembo.
Tocoísmo é o nome dado aos seguidores do profeta Simão Gonçalves Toco. Actualmente, estão constituídos eclesiasticamente sob a denominação de Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. Trata-se de um dos maiores movimentos cristãos em Angola, contando com sedes em vários países africanos e europeus. Tem a sua catedral no bairro do Golfe, em Luanda. A sua sede espiritual é em Sadi-Zulumongo (NTaia), local de nascimento do profeta.
Simão Gonçalves Toco nasceu em 1918 na localidade de Sadi-Zulumongo, Maquela do Zombo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA