Cantores angolanos apostam na criação de uma banda

Roque Silva |
30 de Agosto, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza

Rivé Kono e Djammy Mutu, artistas angolanos residentes no estrangeiro, estão a recrutar executantes de instrumentos musicais e cantores para formar uma banda com novos talentos.

O produtor e cantor Rivé Kono disse ao Jornal de Angola que a intenção é dar espaço aos jovens artistas de mostrarem valor e garantirem o seu espaço por mérito.O músico afirmou que se trata de uma iniciativa aberta e inclusiva, por permitir a adesão de todos os aspirantes artistas angolanos que acreditam nas suas capacidades. Considerou ainda uma oportunidade das pessoas poderem conviver com uma classe de profissionais que requer dedicação, esforço e mestria.
Numa primeira fase, referiu, a iniciativa prevê divulgar o projecto “Ango Música” (CD e DVD), que inclui a música “Girabola” e o videoclipe produzidos na Suíça, país onde reside actualmente.
A canção no género kizomba, com composição de Djammy Mutu, artista residente na África do Sul, transmite mensagens que promovem a união entre os angolanos através do futebol, modalidade desportiva com maior número de seguidores.
O artista revelou ainda que o videoclipe tem imagens do ambiente festivo nos estádios de futebol, de jogos de destaque da Selecção Nacional, como a participação no Mundial da Alemanha, em 2006, e das equipas do Girabola.
Rivé Kono salientou também que o projecto inicial visa exaltar o Campeonato Nacional de Futebol, sobretudo os clubes que já venceram a competição, como o 1º de Agosto e o Kabuscorp, emblema do qual o cantor é adepto.
O músico começou a carreira há mais de 30 anos em Angola, no conjunto “Ango Stars”, com o qual fez, de 1979 a 1980, a abertura dos concertos de Matadidi Mário e dos agrupamentos Os Kiezos, Os jovens do Prenda e Inter Palanca.
O cantor imigrou para a Suíça, onde integrou a banda de Papá Wemba, com a qual gravou coros para os álbuns “Evolution” (1986) e “Jeunes en Vogue” (1992), e ganhou experiência nos concertos de Koffi Olomidé, como vocalista. Em 1995, publicou na Suíça o CD “MC River Espirites”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA