Cesária Évora recordada em espectáculo


22 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

A Embaixada de Cabo Verde em França e a produtora Lusafrica realizaram em Paris, um concerto de homenagem a Cesária Évora , para lembrar o terceiro ano da morte da cantora.


Cesária Évora faleceu na cidade do Mindelo no dia 17 de Dezembro de 2011, aos 70 anos, um dia depois de ter sido internada no banco de urgência do Hospital Baptista de Sousa, devido a uma insuficiência respiratória e a uma tensão cardíaca elevada. No mês de Outubro, a cantora decidiu pôr termo à sua carreira internacional, por razões de saúde.
Para celebrar a “expoente máxima” da música de Cabo Verde além-fronteiras, o espectáculo, realizado no Théatre Rutebeuf, em Paris, cidade onde a cantora ganhou projecção mundial, contou com as presenças dos artistas Nancy Vieira, Mariana, Teófilo Chantre e Sai Tolno, esta última Prémio Découverte da rádio francesa RFI em 2011.
Na cidade do Mindelo, onde a cantora nasceu a 27 de Agosto de 1941, não foi divulgado qualquer actividade para lembrar a data.
São Vicente é o primeiro palco de Cesária Évora e o aeroporto internacional foi baptizado com o seu nome desde 8 de Março de 2012, quando, ainda muito jovem, aos 16 anos, começou a cantar nos bares e nos hotéis da cidade do Mindelo. Em 1985, quando foi a Lisboa a convite de Bana, o maior mornista de sempre e proprietário de um restaurante e uma discoteca com música ao vivo em Lisboa, “Cisé” gravou um disco que passou despercebido à crítica, seguindo para Paris onde foi “descoberta”, por José da Silva.
Em 1988, gravou “La diva aux pied nus”, em 1992, Cesária Évora gravou “Miss Perfumado” e aos 47 anos tornou-se uma “estrela” internacional fazendo parcerias com importantes músicos e pisando os mais prestigiados palcos. Em 2004, recebeu um Grammy de melhor álbum de World Music contemporânea, por “Voz d’Amor”. Em 2009, o Presidente francês Nicolas Sarkozy entregou-lhe a medalha da Legião de Honra, depois de uma intervenção cirúrgica que a levou a temer pela vida.
A sua discografia tem 15 álbuns, o último dos quais, “Nha Sentimento”, data de Outubro de 2009, mas, em Março de 2013, foi lançado no mercado o álbum póstumo “Mãe Carinhosa”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA