Cine Tropical acolhe "Feskizomba"

Roque Silva |
1 de Julho, 2015

Fotografia: Lino Guimarães

A gala de eleição do vencedor da 8ª edição do concurso de música “Feskizomba Angola” vai decorrer em Agosto, no Cine Tropical, em Luanda, com a participação de 20 candidatos das províncias de Luanda, Malanje, Huambo, Bengo, Cuanza Norte e Uíge.

A edição deste ano regista dez finalistas individuais e uma dupla, considerada pela organização como a maior concorrência das províncias, comparada com as anteriores.
Os finalistas foram apurados entre 80 concorrentes, “o que representa uma baixa considerável, porque as edições anteriores inscreveram mais de 100 concorrentes”, disse Aníbal Silva, da organização.
Requisitos como a interpretação, voz, instrumental e a movimentação em palco são os critérios de avaliação do júri, composto por professores do Complexo de Escolas de Arte (CEARTE). O músico Robertinho é o homenageado desta edição pelo contributo dado a música angolana. Aníbal Silva afirmou, na apresentação dos finalistas, estarem criadas as condições para eleger os vencedores, “embora surjam ainda algumas situações de desconforto”. Os prémios estão garantidos pelas instituições parceiras, com realce para o Ministério da Cultura. Os três primeiros classificados vão beneficiar de uma formação na Escola Média de Música do CEARTE, além de recompensas materiais. O “Feskizomba Angola”, que este ano homenageia o cantor e compositor Robertinho, é aberto para candidatos entre 18 e 35 anos de idade. Nas edições anteriores, sagraram-se vencedores António Silva, Julieta Paulo, Maria João, Nelson “Mamaro” Capaça, Francisco Ambrósio, Neyde da Luz e Margarida Castro “Nonó”, no ano passado.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA