Cultura

Concerto marca celebração da efeméride

Um concerto de jazz com a participação do Dueto Nicolas Krassik, notável violinista francês, e do guitarrista brasileiro Gian Correa, a ser realizado no próximo dia 29, às 21h30, no hotel Epic Sana, em Luanda, marca as comemorações pela quarta vez consecutiva no país, do Dia Mundial do Jazz, que se assinala a 30 deste mês.

Numa iniciativa da J.J.Jazz, o concerto para celebrar a efeméride que conta ainda com a participação dos trios angolanos Ngola Jazz e João Oliveira estende-se até a madrugada de domingo.
Segundo o crítico e promotor desta iniciativa, Jerónimo Belo, a intenção desta festa é “incentivar e destacar o poder do jazz como uma força para a liberdade e a criatividade, promoção do diálogo intercultural através do respeito e compreensão, unindo pessoas de todas as latitudes e geografias rítmicas, de todo o globo”.
O conhecido divulgador e promotor de eventos com jazz ao vivo, disse ao Jornal de Angola que além dos músicos de cartaz, o concerto vai contar com a presença de artistas angolanos e de alguns criadores estrangeiros que em Angola vivem e trabalham na área da música, designadamente de Cuba, Cabo Verde, França, Brasil e Israel, que se expressam na linguagem do jazz e das músicas improvisadas, incorporando ao tecido central do Jazz elementos novos das suas linhagens musicais, criando extensões criativas e originais ao jazz.
Penso, disse a terminar, que Angola vai, apesar das dificuldades existentes no que toca ao ensino da música entre nós, o reduzido número de músicos diferenciados, especialmente numa área tão complexa como é o jazz, participar com dignidade na festa universal do jazz. A cantora Bevy Jackson e o pianista de Cabo Verde, antigo companheiro de Cesária Évora, José Afonso, são presenças confirmadas na noite da festa angolana do jazz.
Jerónimo Belo disse ainda que, ao longo do concerto, o público vai também ouvir contribuições artísticas surpreendentes e inovadoras de artistas angolanos que se deixaram tocar e seduzir pelo jazz. Para além de participarem na festa do Dia do Jazz, Nicolas Krassik e Gian Correa realizam nos dias 27 e 28 deste mês, às 20h00, dois concertos no Centro Cultural Brasil-Angola, na capital angolana, a convite da Alliance Française de Luanda.

Tempo

Multimédia