Cultura

Concurso apura finalistas

Roque Silva |

Os dois primeiros finalistas do concurso de descoberta de talentos para a música, Xyami Super Stars, são eleitos no sábado, às 17h00, num concerto   no pátio do Xyami Shopping Nova Vida, em Luanda.

Seleccionados frequentam formação e ensaiam as suas performances com o professor de música Osman sob a orientação do Dj Detergente
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

O grupo The Next e os cantores Edivaldo Campos, Maria Cadeado, Tânia Morais, António Costa, António Massueque, Núria Gime, André Impiodi, Agostinho Bernardo e Clementina António foram escolhidos numa avaliação feita no último fim-de-semana, por um júri, a 130 pré-seleccionados.
Os seleccionados frequentam uma formação e ensaiam as suas performances com o cubano Osman, professor de música, e orientação do DJ e produtor musical Detergente (DT). De acordo com o regulamento, um dos finalistas é escolhido pelo público, através da rede social Facebook , e o outro pelo júri, formado pela produtora de espectáculos Karina Barbosa e a cantora Bruna Tatiana.
A organização recebeu mais de 500 candidaturas nesta esta etapa da eliminatória, um marco para o concurso pioneiro criado pela rede de shoppings Xyami, que vai procurar outras talentos da música em Benguela e no Lubango, em Junho e Julho.
Segundo a programação do concurso, os cantores da província de Benguela devem se inscrever (enviando um vídeo a interpretar um tema para o terminal 947173357, através do aplicativo Whatsapp)  entre os dias 29 e  31 deste mês, sendo o casting no dia 10 de Junho e a escolha dos finalistas no dia 17 de Junho, no Xyami Retail Benguela. A Huíla recebe o concurso  com as inscrições prevista para o período de 18 a 20 de Junho, enquanto a avaliação está marcada para o dia 1 de Julho, e a escolha dos finalistas no dia 8 de Julho, no Xyami Shopping Lubango.
As eliminatórias regressam a Luanda, onde as inscrições realizam-se de 9 a 11 de Julho, as avaliações no dia 22, e a escolha dos finalistas no dia 29, no Xyami Shopping Kilamba.
O vencedor do concurso é escolhido entre os oito finalistas, no dia 30 de Setembro, em Luanda, e vai ter como prémio a gravação de um CD com cinco músicas originais e um contrato de agenciamento da sua carreira, por um ano, com a produtora STEP Music.

Tempo

Multimédia