Condições criadas para o ''variante''

Manuel Albano|
4 de Novembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A comissão organizadora do Variante 2014 garantiu, ontem, estarem criadas todas as condições técnicas, para a realização condigna da 22ª edição do festival, que acontece quinta-feira em Ondjiva, Cunene.

O coordenador do Festival de Música Popular informou ao Jornal de Angola que os candidatos das 18 províncias estão em Ondjiva desde ontem e começaram já a ensaiar com as bandas Jabumba e Voga.
Vieira Lopes garantiu ainda que estão asseguradas as condições de alojamento, alimentação e transporte dos concorrentes. “Queremos que os candidatos estejam no seu melhor”, disse.
O responsável adiantou que um dos objectivos da organização para os próximos anos é prolongar o tempo de preparação dos concorrentes, de forma que estes possam melhor se apresentar. “Pretendemos, na próxima edição, dar formação musical aos candidatos”, explicou.
Uma das novidades deste ano, contou, é a inserção de mais uma banda, que ajuda nos ensaios dos concorrentes.
“Sentimos que existiam muitas dificuldades para ensaiar apenas com uma banda. Portanto decidimos mudar, porque o nível dos concorrentes, através dos ensaios, garante a realização de um festival mais competitivo.”
A avaliação dos concorrentes, disse, é baseada na sua estrutura melódica, letra, voz, entrosamento e harmonia. Os prémios do festival são atribuídos aos três primeiros classificados. Os outros concorrentes recebem certificados de participação.
Além da fase competitiva, a organização convidou os músicos Bangão, Yola Semedo e W. King, para participarem no espectáculo.
O Festival Nacional de Música Popular Angolana “Variante” foi instituído em 1984, visando a descoberta de novos valores e a valorização da música angolana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA