Curso de música eleva responsabilidades


15 de Dezembro, 2014

Fotografia: JA

O ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Pitra Neto, considerou em Luanda o curso de música frequentado por adolescentes e jovens como uma oportunidade de elevar a forma de encarar a vida e o seu sentido de responsabilidade enquanto cidadãos.

Em declarações à imprensa à margem da cerimónia de encerramento do curso de música da Escola do MAPTSS, Pitra Neto frisou ser uma iniciativa que se enquadra no esforço de proporcionar aos jovens ferramentas de afirmação de uma cidadania mais saudável.
“É um projecto que é apoiado em termos logísticos e financeiros numa parceria público privada e insere-se no âmbito da formação profissional em matéria musical, que permite aos adolescentes e outros jovens mais crescidos das zonas mais periféricas de Luanda poderem encontrar na formação musical outra mentalidade perante a família e também perante o meio em que vivem”, disse.
O projecto tem cinco anos e no final de cada ciclo de formação os formandos apresentam o que aprendem no período de dez meses de acção formativa. O projecto começou com três instrumentos musicais e actualmente possui 17 instrumentos.
Os formandos participam nos cursos de música oferecidos gratuitamente nos Centros de Formação Profissional dos municípios de Cazenga, Viana, distrito urbano do Rangel e Maculusso tutelados pelo MAPTSS.
Os formandos, com idades compreendidas entre os sete e 25 anos de idade, formaram-se no 1º e 2º nível das especialidades de piano, violino, violoncelo, guitarra, viola baixo, saxofone, percussão e bateria.
Ao longo do período de formação, os participantes obtiveram noções patrióticas de cidadania, ética e de civismo dentro e fora dos locais de residência.
O Projecto de Formação Musical tutelado pelo MAPTSS pode chegar a breve trecho a todo o território nacional, segundo avançou a sua coordenadora, Vanessa Tabares, que disse que tencionam expandir o projecto do ensino da música para que os jovens e adolescentes de outras províncias possam também beneficiar.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA