Feskizomba homenageia Irmãos Almeida

Roque Silva |
23 de Junho, 2014

Fotografia: Domingos Cadência

A edição do festival Feskizomba 2014 realiza-se no dia 26 de Julho, no Cine Atlântico, em Luanda, e homenageia a dupla Irmãos Almeida.
O coordenador do festival disse, na apresentação dos 21 finalistas, numa cerimónia realizada na União dos Escritores Angolanos (UEA), que a organização enfrenta dificuldades financeiras.

Aníbal Silva revelou que o festival é neste momento incapaz de garantir a gravação e edição do CD ao primeiro classificado, tendo garantido existir apenas a confirmação da formação musical e de kits da zap para o segundo e terceiro classificados.
“Nós vivemos da caridade e estamos a enfrentar algumas dificuldades para garantir o apoio material e financeiro para premiar os vencedores da presente edição.”
O festival é uma oportunidade para a descoberta de novos talentos, assim como para os consagrados melhorarem o seu o ritmo. “Este concurso é um momento pleno de troca de impressões. A kizomba é uma expressão do povo angolano que une povos de diversas culturas. Jamais um país do mundo pode afirmar-se desenvolvido sem pesquisa e exploração sistemática dos seus valores culturais.”
Entre os finalistas constam três duplas e 18 individuais, entre os quais sete vozes femininas, todos seleccionados de um universo de 105 candidatos inscritos.A gala final é animada por Kelly Silva, W King e as Fresquinhas.
 A homenagem aos Irmãos Almeida é uma distinção pelo seu contributo em prol do desenvolvimento e valorização da música popular angolana. O duo era constituído por Moniz e Beto de Almeida. Este último faleceu em Outubro de 2013.
O festival já homenageou os músicos Pedrito, Eduardo Paim, Carlos Burity e Jacinto Tchipa. A galeria de vencedores é composta por António Silva, em 2008, Maria João (2009), Nelson Capassa (2010), Julieta Paulo (2011), Francisco Ambrósio (2012) e Neide da Luz (2013). Passaram neste festival nomes como Kyaku Kyadaff, Amaro Capassa e Camilo Domingos Júnior.
O Feskizomba é promovido pelas Organizações África Cultura e é um concurso musical anual, destinado a estimular a criatividade dos artistas nacionais e a descobrir novos valores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA