"Festa do Jazz" está de regresso


23 de Abril, 2016

Fotografia: Reuters

A terceira edição da “Festa do Jazz” realiza-se no dia 29, às 21h00, prolongando-se até aos primeiros minutos do dia seguinte, na sala Angola, do hotel Epic Sana, em Luanda, numa iniciativa da J.J.Jazz, para comemorar o Dia Internacional do Jazz, que se assinala no dia 30.

O concerto junta no mesmo palco músicos angolanos e cubanos, que procuram enriquecer o património do Jazz. Irina Vasconcelos, cantora e compositora, volta a marcar presença na iniciativa e vai ser acompanhada por instrumentistas angolanos e cubanos.
A banda “AtéJazz”, que inclui Tenrinho Mumbanda (teclados), N’Sheriff (baixo eléctrico), Pop Show (guitarra e voz) e Tubarão (bateria) também actua no concerto, que tem Filipe Mukenga, como convidado especial.
O pianista Mário Garnacho vai participar igualmente na “Festa do Jazz”, em quarteto com Félix Valdez (baixo), Miguel Feliz (guitarra) e Pedro Iznaga (bateria). A voz de Sónia Cunha juntar-se- á à banda de Mário Garnacho.
Jerónimo Belo, da organização, disse que com mais esta iniciativa, o Jazz em Angola vai continuar a conquistar novos públicos e audiências e a prestar  tributo à história do Jazz.
O promotor de espectáculo explicou que a antecipação do concerto para o dia 29 deveu-se à impossibilidade de se usar a sala Angola no dia 30 (sábado) à noite, por razões alheias à organização. “Nós, membros da equipa J.J.Jazz, continuamos muito empenhados em prestar um Tributo à História do Jazz, democratizar o acesso ao Jazz, incrementar o interesse pelo Jazz em Angola e também proporcionar o intercâmbio entre os vários músicos e intérpretes da música Jazz entre nós, desenvolvendo o diálogo e a aproximação entre músicos angolanos de diversas gerações e oriundos de outras áreas geográficas”.
O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de Abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.
Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA