Festival na Holanda com música angolana

Roque Silva|
14 de Outubro, 2014

Fotografia: Nuno Flash

O documentário “I Love Kuduro”, que ilustra o movimento cultural urbano de Angola, é exibido, dia 18, no Festival de Música de Amesterdão (ADE).

A festa, que acontece no Amesterdão Arena, estádio de futebol do Ajax, com mais de 51 mil lugares, inclui ainda a apresentação de documentários sobre vários géneros musicais e figuras emblemáticas do mundo da música.
O festival é animado por alguns DJ que lideram a lista dos melhores do mundo, com destaque para Hardwell, David Guetta, Martim Garrix, Dimitri Vegas, Like Mike, Dash Berlin, Armin Van Buuren e Roundhead.
O ano passado, mais de 63 artistas, de diferentes países, estiveram reunidos, neste que é um dos maiores festivais de música do continente europeu.
“I Love Kuduro” volta a ser exibido, no dia 18, em várias salas de cinema de Portugal, com destaque para a UCI Arrabida, Colombo, UCI Dolce Vita, Cinema City - Alegro Alfragide, Almada Fórum, Braga Parque, Cine Place Algarve, Shopping Guia e Norte Shopping.
O filme é apresentado, novamente, no dia 24, na 20ª edição do World Music Expo (Womex), que acontece em Santiago de Compostela, na Espanha.
A produção que estreou em Portugal, foi distinguida com o prémio de melhor fotografia no Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa. A sua estreia mundial aconteceu no Festival do Rio em 2013, a maior actividade cinematográfica da América Latina.
Além destes locais, já foi exibido no Guadalajara Film Festival, no México, no Hot Docs, do Canadá, em palcos de Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, Paris. No país foi apresentado no Cine Atlântico, em Luanda, no Cine Kalunga, em Benguela, no Cine Sporting, no Bié, Cine Namibe e no Auditório da Rádio Huambo.
O documentário apresenta o kuduro como fenómeno angolano e mostra como as estrelas mais idolatradas usam a dança, a música e a moda como meio de expressão da cultura.
As manifestações artísticas do referido estilo, a sua projecção no exterior do país e relatos da experiência dos artistas são aspectos documentados no filme.
Idealizado por Coréon Dú, o filme, de 95 minutos, realizado por Mário Patrocínio, foi produzido em 2013 pela Da Banda. Sebem, Tony Amado, Bruno de Castro, Nagrelha, Cabo Snoop, Francis Boy, Titica, Presidente Gasolina, Príncipe Ouro Negro e os membros do Projecto Mental, são os artistas em destaque no filme.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA