Cultura

Finalistas do concurso surpreendem júri

Roque Silva |

Agostinho Bernardo e Edivaldo Campos, primeiros finalistas do concurso de descoberta de talentos Xyami Super Stars, eleitos no sábado, em Luanda, deixaram o júri surpreendido pela postura em palco e respectivo o nível de interpretação.

Agostinho Bernardo é um dos finalistas
Fotografia: DR

O júri composto pela cantora Bruna Tatiana, o produtor musical DT e Karina Barbosa, directora da Step Music e agente cultural, ficou impressionado pela criatividade e originalidade dos cantores, durante a primeira das quatro meias-finais, realizada sábado no pátio do supermercado do Xyami Shopping Nova Vida, em Luanda.
Agostinho Bernardo foi eleito pelo júri depois de ter interpretado o tema “Dias da semana”, de Yola Semedo. Edivaldo Campos, que apesar de ter sido escolhido pelo público (concorrente que recebeu o maior número de votos na página da rede social Facebook do concurso), pela interpretação no acto de inscrição da música “Te amava mais”, original de Anselmo Ralph, também mereceu elogios do júri que pediu que subisse em palco.
Os finalistas fizeram parte de uma lista de outros nove concorrentes e chamaram a atenção pela capacidade de interpretação e ritmo empreendido nas canções de autoria de cantores consagrados, disse o produtor musical DT.
A agente cultural Karina Barbosa disse ter ficado impressionada com o à-vontade de Agostinho e de Edivaldo, pois “souberam ocupar os espaços vazios e deram a impressão que estão preparados para encarar o mercado e se transformarem em estrelas.”
Segundo a programação, o concurso procura talentos na música em Benguela, no Lubango (Huíla) e regressa novamente em Luanda, até ao final de Julho. O vencedor é escolhido entre os oito finalistas, no dia 30 de Setembro, em Luanda, e vai ter como prémio a gravação de um CD com cinco músicas originais e um contrato de agenciamento da sua carreira, por um ano, com a produtora Step Music.
As inscrições para os cantores da província de Benguela e zonas limítrofes terminam hoje, sendo o casting no dia 10 de Junho e a escolha dos finalistas no dia 17 de Junho, no Xyami Retail Benguela.
A Huíla recebe o concurso  com as inscrições prevista para o período de 18 a 20 de Junho, enquanto a avaliação está marcada para o dia 1 de Julho, e a escolha dos finalistas no dia 8 de Julho, no Xyami Shopping Lubango.
As eliminatórias regressam a Luanda, onde as inscrições se realizam de 9 a 11 de Julho, as avaliações no dia 22 e a escolha dos finalistas no dia 29, no Xyami Shopping Kilamba. Os seleccionados à meia-final em cada província vão frequentar uma formação e ensaiam as performances.
A organização recebeu mais de 500 candidaturas nesta esta etapa da eliminatória, um marco para o concurso pioneiro criado pela rede de shoppings Xyami, que vai procurar outras talentos da música em Benguela e no Lubango, em Junho e Julho.

Tempo

Multimédia