Fogueira Cultural com poesia e trova

Mário Cohen |
28 de Outubro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

Um recital de poesia e trova denominado “Fogueira Cultural”, com a participação de artistas do Huambo, realiza-se hoje, às 18h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

O encontro realiza-se pela primeira vez na capital, numa iniciativa da União dos Escritores Angolanos (UEA), em parceria com a Fundação Sagrada Esperança e o Instituto Camões, é repetido amanhã, às 18h30, no Auditório Pepetela, no Centro Cultural Português.
Trabalhos dos poetas João Lara Macuva Hotalala, Afonso Kachekete Lenguessa, José Maria Luís Maior, Matias Bessa dos Santos e Tchimanda são declamados. A parte musical conta com a participação do artista Ndaka yo Wini, cultor de jazz em umbundo, que recria de uma forma inovadora o canto tradicional da sua terra.
O secretário da Brigada Jovem de Literatura (BJL) do Huambo, João Lara Macuva Hotalala, considerou a actividade uma mais-valia na divulgação da literatura angolana, particularmente naquela feita pelos autores da província.
O poeta disse que com essa digressão a capital do país a BJL e os seus membros esperam ganhar experiência, uma vez que se limitam a desenvolver as suas actividade só no Huambo, por falta de apoio para se deslocar as outras localidades no país.
O objectivo da “Fogueira Cultural” é mostrar aos poetas e trovadores da capital como os colegas do Huambo têm desenvolvido as suas actividades artísticas, principalmente na área de declamação e do canto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA