Grupo

Manuel Albano |
4 de Março, 2016

Fotografia: Jaimagem.com

Canções sobre a preservação das tradições e o quotidiano luandense são as propostas do quarto disco do grupo tradicional Kituxi, intitulado “Kené Kimoxi”, a ser apresentado amanhã, a partir das 9h00, na Praça da Independência, em Luanda.

No dia seguinte, o disco é apresentado em simultâneo nos centros recreativos e culturais Kilamba e Maxinde, em Luanda. O álbum composto por 11 temas, em bolero, semba, kilapanga e rumba, foi gravado nos estúdios CT 1 da Rádio Nacional de Angola.
Dão voz a este projecto musical nomes como Lourdes Van-Dúnem, Octávio do Nascimento “Kudimá”, Nick, Antoninho P.C e Mingo Canhoto, antigo integrante dos Jovens do Prenda, todos já falecidos.
Carlos Lamartine dá voz ao projecto no tema “Karimbembenha”. Outros convidados que participaram no disco são: Kintino e Dulce Trindade (guitarra), Paulo Paka (acordion), Kina, Gigi e Beth Tavira (coros).
Participaram igualmente Kituxi (hungo e quissanje), Inó Gonçalves (conga soul e coros), Raul Tulinga (conga base e coros), Antoninho P.C (dikanza e coros), e Gregório Mulato (mukinda vocal). Constam do projecto discográfico temas como: “Bússola”, “Monani kudilé dilé”, “Nzala”, “Kie-kie”, “Fuca-fuca”, “Kangrima”, “Karibembenha” e  “Ongo”.
Os principais instrumentos musicais tradicionais usados foram o hungo, puita, bate-bate e dikanza. O grupo Kituxi foi criado a 13 de Maio de 1980 e é composto por Jorge Mulumba (hungo e voz), Inó Gonçalves (conga soul e coros), Raul Tulinga (conga base e coros), Zé Fininho (dikanza) e Nando Mukindo (voz). No mercado, o grupo tem os discos “Feitiço Negro”, “Fogo Negro” e “Ngongo”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA