Cultura

Grupo musical Kissanguela perde co-fundador “El Belo”

O agrupamento Kissanguela perdeu na segunda-feira, em Luanda, o seu co-fundador Arnaldo Sebastião Vicente “El Belo”.

De acordo com o irmão do malogrado, o também músico Santocas, o artista foi vítima, há 15 dias, de um atropelamento de que resultou um traumatismo craniano, tendo acrescentado que El Belo acabou por falecer, aos 68 anos, no Hospital Américo Boavida onde esteve internado depois de ter sofrido o acidente.
No Kissanguela, formação criada em 1984, El Belo integrou um elenco onde se destaca Artur Adriano, Mário Silva, Tino dya Kimwezo, Jorge Varela, Raúl Tolingas, Urbano de Castro, Fató, Tonito, David Zé e Artur Nunes. Até por volta de 1980, o agrupamento, cuja história começou no interior da JMPLA, trouxe a público canções com mensagens que retratavam a liberdade e os efeitos da emoção da Independência de Angola.
A discografia do Kissanguela é constituída pelos LP  “Vitória certa”, o primeiro do grupo, onde consta as canções “Twa kwá divua”, da cantora Fató, “Avante o poder popular”, de Calabeto, “Invasores de Angola”, de Santos Júnior, “Kitadi kya Ngola, de Santos Júnior, “Estrangeiro”, de Santos Júnior, “Noite longa”, José Agostinho e Filipe, e “Rumo à independência”, do Kissanguela.

Condolências do Mincult

O Ministério da Cultura destacou ontem, em Luanda, o contributo do músico Arnaldo Sebastião Vicente Júnior “El Belo”, co-fundador do agrupamento Kissanguela, no mosaico cultural angolano, em particular na vertente musical.
Numa nota de condolências pela morte do artista ocorrida na segunda-feira, o Departamento Ministerial da Cultural destaca que, ao longo da sua carreira, El Belo, na companhia de outros nomes do music hall angolano, cantou a liberdade e os feitos da emoção da Independência de Angola.
“Como criador, El Belo contribuiu significativamente na eclosão da música popular angolana, deixando, por isto, uma marca no music hall nacional que deve ser referência para a nova geração de artistas angolanos”, lê-se na nota.

Tempo

Multimédia