Jorge Neto actua no Canto do Catete

Roque Silva |
24 de Setembro, 2014

Fotografia: Cedida pelo músico

O músico cabo-verdiano Jorge Neto é o destaque principal do concerto que se realiza domingo, às 14h00, no complexo turístico Canto do Catete (defronte ao Centro Cultural Agostinho Neto), no município de Icolo e Bengo, Luanda.

De acordo com a coordenadora para as actividades culturais, Tânia Manuel, o artista cabo-verdiano, o segundo estrangeiro no cartaz do tradicional espectáculo quinzenal o Canto do Catete, vai interpretar 14 temas do seu repertório e da banda Livity, da qual fez parte.
Sucessos musicais como “Rosinha”, “Loco pa bo”, “Mundo le bem fetu”, “Felicidade”, “Livity”, “Sem ninguém”, “Morena” e “Dilo” fazem parte do alinhamento da actuação do artista, que surgiu de rompante na música cabo-verdiana há 27 anos.
Tânia Manuel disse que Euclides da Lomba é o convidado especial do anfitrião para cantar dez temas, entre os quais “Tchutcha”, “Parrandeira”, “Mil motivos”, “Regressa” e “Buscando seu corpo”, durante o concerto de duas horas, com suporte musical da banda Voga.
Liderada por Flay, que também é o vocalista principal, a banda Voga é composta por Livongh e Lito Braga (teclados), França (ritmo), Sancara (solo), Ferro (baixo), Titoy (percussão), Sabas K (bateria), Madrilena Cardoso e Dena (coros).
Jorge Neto chega sábado a Luanda, proveniente de Lisboa. O músico cabo-verdiano Grace Évora actua no concerto de dia 12 de Outubro.
Por aquele palco já passaram Waldemar Bastos, Ricardo Lemvo, Yola Semedo, Konde, Jacob Desvareux, Ary, B4, Pérola, Eddy Tussa, Livongh e As Africanas.

Aparecimento de rompante

Jorge Neto apareceu repentinamente na música cabo-verdiana com o tema “Rosinha”, em 1987, como representante da Holanda no concurso “Todo Mundo Canta”, do qual foi vencedor, superando vozes como Calú Bana, Albertina Lopes, Mário Lúcio e Henrique Rodrigues. Um ano depois, integrou a banda Livity como vocalista principal, com a qual gravou os discos “Harmonia” e “Livity”. Seguiu carreira solo em 1995 e gravou cinco álbuns e dois DVD, além da participação em vários projectos e em espectáculos em Cabo Verde, África, Europa, Ásia e nos EUA.
Após a reactivação da banda Livity, em 2007, dividiu a sua carreira a solo com o grupo. Jorge Neto é considerado um dos cantores mais populares de Cabo Verde. Jorge neto tornou-se um dos artistas mais conhecidos de Cabo Verde pelos sucessos e estilo inconfundível, motivo pelo qual venceu a categoria de Melhor Artista em Palco, nos Cabo Verde Music Awards, em 2011 e 2012.
A viver em Portugal, o músico tem presença regular em vários festivais, com destaque para as festas da Queima das Fitas, em Coimbra.
Já actuou ao lado de artistas de vários países lusófonos como Bonga, Pérola, Boss AC e Rui Veloso.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA