José Maria Lima é sepultado hoje


10 de Julho, 2014

Fotografia: Jornal de Angola

Os restos mortais do guitarrista José Maria Lima vão hoje a enterrar, às 11h00, no cemitério do Alto das Cruzes, ultrapassadas que estão as questões burocráticas relacionadas com a sepultura.

O prestigiado instrumentista da história da Música Popular Angolana morreu, sábado último, às 6h00 da manhã, no Hospital Militar de Luanda, vítima de doença.
A carreira musical de José Maria, ficou marcada pela sua passagem por várias formações musicais de prestígio. Ainda em 1968, convidado pelo empresário Eurico Afonso Pascoal, responsável na altura pelo conjunto musical Anazanga, integrou o conjunto Os Ébanos, na condição de viola solo, com Nelinho (viola-baixo), Pincha (viola ritmo), Tolingas (ngoma), Mingo (bongós), Robertinho (Dikanza), e nas vozes: Pires, do Anazanga, Kakulo Kalunga e Taborda Guedes.
José Maria passou ainda, em 1970, pelo Bossa 70, de Pedro Franco e Santos Júnior, Os Astros do CITA (Centro de Informação e Turismo de Angola), Os Corimbas, Ases do Prenda, Ecos, Maringas, do não menos célebre, Murimba Show, Ngoma Jazz, Ndimba Ngola e  África Show.
Filho de Mário Lima e de Isabel Assunção, José Maria Lima nasceu no dia 29 de Maio de 1950, em Luanda, no município das Ingombotas, na Rua do Franco. Aos quatro anos de idade passou a residir no emblemático Bairro Operário, município do Sambizanga.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA