Kyaku Kyadaff e Ary os mais premiados

Mário Cohen|
2 de Fevereiro, 2015

Fotografia: João Gomes

Os músicos Kyaku Kyadaff e Ary foram as figuras da noite da edição 2014 do Top Rádio Luanda, ao vencerem em três categorias cada um, cuja gala de premiação se realizou na noite de sábado, no cine Tropical, em Luanda.

Kyaku Kyadaff conquistou os troféus de Melhor Voz Masculina Revelação do ano, Melhor Kizomba e Voz Masculina do ano, com o tema “Entre 7 e 7 Rosa”, enquanto Ary venceu as categorias de Melhor Folclore do ano, com a canção “Pelo menos 50”, dueto com Titica, Melhor Vídeo Clipe de produção nacional, com o mesmo tema, e Melhor Show, realizado pela LS Republicano, no Cine Atlântico.
Big Nelo, um dos melhores rapper do país, foi o grande vencedor da categoria Prémio Carreira, segundo a organização, por ser um músico regular da sua geração. Big Nelo revelou que o prémio dignifica o sucesso que granjeou durante três décadas no music hall nacional, iniciado nos anos 80.
O fundador do SSP, visivelmente feliz e sem muitas palavras para dizer, dedicou o prémio ao seu avô Mendes de Carvalho e aos seus fãs, por ser o primeiro troféu desta natureza que recebe. O prémio de Melhor Rapper do ano foi atribuído ao músico Yannic, dos Afro Man. O troféu de Melhor do R&B do ano ficou com Cef, enquanto na categoria de Afro House do ano foi entregue a Bebucho que Cuia, autor do tema “Encosta na dama do outro”.
Yuri da Cunha, um dos grandes porta-bandeira da música nacional, arrebatou o troféu na categoria de Melhor Versão, da canção originária “Regressa”, de Euclides da Lomba. No kuduro, Karliteira com o “Botão” superou Noite e Dia, com o tema “Pisou Bico”. Gabriel Tchiema venceu em duas categorias, a saber: a de Melhor Produção Discográfica do ano e Afro Jazz. A voz feminina do ano foi atribuída a Anna Joyce, autora de “Melhor que Tu”.
Bruna Tatiana com “Meu Tudo” foi considerada a Voz Feminina do ano. Ela agradeceu Matias Damásio por ser obreiro do grande sucesso que está a ter com os temas “Eu Falhei”, “Eu Cansada” e “Te Quero Bué”.
Titita venceu na categoria de Melhor Semba com o tema “Makongo”, com a participação de Paulo Flores. A organização distinguiu com diploma de mérito alguns centros culturais da capital, que regularmente promovem espectáculos para divulgar a música nacional, com destaque para o Centro Recreativo Kilamba, Casa 70, Resort Ban Tu, O Cantinho de Catete e a Associação Chá de Caxinde. Os produtores e compositores Kenny Bus, Punidor, Dj Mania, Chico Viega e Heavy C receberam menções honrosas.
A gala do Top Rádio Luanda, que na edição 2015 abre a categoria de Melhor Música Gospel, serviu para homenagear a música evangélica nacional, tendo a organização convidado algumas vozes da nova geração para fazerem a abertura da “festa”, com destaque para Dodó Miranda, Célsio Mambo, Bambila, Miguel Buila e Lioth Kassoma.
A gala do Top Rádio Luanda, edição 2014, presenciada por várias figuras da cultura, comunicação social, desporto e público em geral, com destaque para a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e o presidente do conselho de administração da RNA, Henrique dos Santos, incluiu as apresentações de Bruna Tatiana, Titica, Karliteira e Kyaku Kyadaff.
O Top Rádio Luanda é um concurso de música angolana que visa premiar várias categorias musicais e os cantores da preferência dos ouvintes desta emissora.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA