Lioth Cassoma exalta Angola


1 de Agosto, 2014

Fotografia: Kindala Manuel

A cantora angolana Lioth Cassoma, a única africana a disputar o Troféu de Ouro 2014, no Brasil, disse, na quarta-feira, em São Paulo, que vai dignificar o gospel nacional, durante o concurso.

Lioth Cassoma adiantou à Angop que muitos países ainda sabem muito pouco sobre o que tem sido feito no campo da música gospel no país. “Com o troféu, vamos ter reconhecido o trabalho feito pelos angolanos, assim como novas portas abertas. A imprensa estrangeira vai querer saber mais acerca de Angola e dos seus artistas”, disse.
Quanto à sua preparação para o concurso, que se realiza dia 5, em Monte Castelo, São Paulo, Lioth Cassoma disse estar preparada e calma. “Neste momento estou um pouco ansiosa devido à dimensão do concurso musical. Sempre sonhei partilhar o palco com os grandes cantores do gospel”, prosseguiu. Para a cantora, o gospel produzido por angolanos necessita de mais apoios financeiro dos empresários, ou de pessoas que apostam e invistam sem medo de perder.
Manifestou, ainda, a importância de os músicos gospel em Angola incluírem mais mensagens de renovação e de cura interior. “Os coros evangélicos, que são os mais antigos, devem renovar as suas formas de fazer e cantar o gospel”, exortou.
Ao fazer uma analogia sobre o passado da música gospel em Angola, frisou que era mais apreciada por pessoas da terceira idade e em actividades fúnebres. Por isso, elogiou os actuais avanços que este género musical tem apresentado, com os novos cantores que vão surgindo em algumas igrejas do país.
O Troféu de Ouro, idealizado pela revista gospel “Prisma Brasil”, foi criado inicialmente para ser realizado como uma bienal, mas, a partir da sua II edição, este ano, passa a ser anual, devido à constante evolução do mercado da música sacra brasileira.
Cantora, compositora e intérprete, Lioth Cassoma é natural de Luanda e começou a cantar no coral infantil da Igreja Evangélica Pentecostal de Angola (IEPA). Em 2009 começou a sua carreira musical com o lançamento do single “Confio”.
Lioth Cassoma é um dos novos rostos da música gospel em Angola. A cantora conquistou o prémio de melhor música gospel, do Top Rádio Luanda (2010), melhor videoclipe do ano, na Gala ML3 (2012) e um Troféu de Ouro no Brasil, na categoria de Artista Internacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA