Mais querida recebe prémio


5 de Novembro, 2014

Fotografia: Paulo Mulaza

A organização do “Top dos Mais Queridos” fez ontem, em Luanda, a entrega dos prémios aos três primeiros classificados da edição 2014, Ary, Eddy Tussa e Yanick Afroman.

A vencedora do Top dos Mais Queridos, cuja gala de consagração teve lugar no dia 4 de Outubro no Pavilhão Palanca Negra, em Malanje, a cantora Ary, recebeu uma viatura nova e um cheque cujo valor não foi revelado.
Ao 2º classificado, Yanik Afroman, coube o valor monetário de um milhão de kwanzas, enquanto Eddy Tussa, terceiro colocado, teve direito a 700 mil kwanzas.
A artista Ary salientou que o galardão é resultado de muito trabalho, persistência e empenho colocado ao dispor do público.
Ary disse que vai trabalhar afincadamente nos próximos trabalhos discográficos de modo a elevar o nome de Angola além fronteiras, preservar a cultura nacional e justificar o galardão recebido.
“Este primeiro prémio foi bem merecido pela batalha que Ary tem travado. Por mim ela já devia ter ganho noutras edições”, admitiu Edy Tussa.
O representante e também integrante do grupo musical Yanick Afroman agradeceu ao público pelos votos a favor, garantindo que continuam a trabalhar para despertar as pessoas no que tange ao resgate e perpetuação dos valores morais, cívicos e culturais do país. Este ano, a organização do Top dos Mais Queridos decidiu homenagear a marimba, instrumento tradicional de Malanje, e a gala teve como convidado especial o músico Mito Gaspar.
O chefe de departamento de Arte e Acção Cultural da direcção da Cultura de Malanje, Francisco Ngola, afirmou no domingo que é necessário haver mais divulgação e preservação dos instrumentos musicais tradicionais. Em declarações à Angop, o responsável lamentou o facto de a sociedade ver os instrumentos musicais tradicionais como algo fora de uso, devido às novas tecnologias digitais. Para Francisco Ngola, estes instrumentos musicais são um dos principais patrimónios culturais de Malanje. “Temos de preservar a nossa identidade”, disse, acrescentando que estes instrumentos culturais seculares devem ser resgatados e mais valorizados. A marimba, o quissanje e a puita são alguns dos instrumentos musicais construídos manualmente na província de Malanje.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA