Massano Júnior é distinguido

Pereira Dinis|
20 de Janeiro, 2015

Fotografia: Sebastião Africano

Centenas de pessoas assistiram no domingo à homenagem ao músico Massano Júnior promovida pelo Centro Cultural Muximangola e enquadrado no programa “Em Defesa do Semba”.

Carlos Lamartine e Kipuka, que actuaram acompanhados pelos Kiezos e Banda Yetu, tal com os outros amigos do homenageado, foram dos mais aplaudidos. Massano Júnior, com um repertório de sua autoria criado ao longo de mais de 40 anos de carreira, esteve em palco duas vezes, na abertura e no fecho. Interpretou algumas das canções mais conhecidas do tempo do África Show, que fundou em 1968, depois de sair do Negoleiros do Ritmo.
A interpretação dos temas “Kizua pe Kala Lelo”, “Merengue Bomba”, “Sunga Sunga”, “Inspiração de Nito”, “Memória do África Show”, “Noite de Harmonia”, “Semba da Ilha”, “Mãe Etu”, “Minga”, “Meninas de Hoje” “Aiué Mamã”, “Muxima wa Teté”, “Merengue Laboreiro Alfaiate”, “Toyota” e “Merengue La Tambora” fora’m bastante aplaudidos. Massano Junior, que também pertenceu à turma dos “Vagabundos”, fundou em 1963, com Kipuka (voz), Dadinho (guitarra solo), Santana (dikanza) e Massangano (viola ritmo), “Os Malambas”, que, mais tarde, passou a designar-se “Kipuka e seus Malambas”.
Antes da homenagem, Dom Caetano, que fez a apresentação do espectáculo e interpretou duas cançõess, entre as quais o êxito “Mãe Yetu”, pediu um minuto de silêncio em memória de Manuel Constantino “Nick”, falecido na sexta-feira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA