Matias Damásio lança disco

Mário Cohen |
18 de Junho, 2015

Fotografia: Kindala Manuel


“Por Amor” é o título do mais recente disco do músico e compositor Matias Damásio, a ser lançado no sábado, a partir das 8h00, na Praça da Independência, em Luanda, uma homenagem a   Bangão, figura incontornável do semba.

Matias Damásio disse que o disco “Por Amor”, com 13 temas, além de homenagear o cantor Bangão, inclui a canção “Papá”, uma distinção merecida ao seu progenitor e assinala os dez anos de carreira do autor.
Segundo o autor a distinção ao pai deve-se ao facto de ter aprendido que a riqueza é tudo que o progenitor lhe transmitiu, com destaque à educação, carinho, alimentação e todo o bem-estar para que se tornasse um homem.
Gravado em Angola, Portugal e Estados Unidos, o álbum produzido em dois anos, depois do lançamento do CD “Por Angola”, em 2013, tem participações de Latón, dos Kalibrados, Prodígio, da Força Suprema, e Serafina Sanchez, das Africanas. Depois da sessão de venda e assinatura de autógrafos sábado em Luanda, o músico desloca-se no dia seguinte a sua terra natal, Benguela, para promover cerimónia idêntica na Praça 1º Maio, na cidade de Catumbela.
A trajectória artística de Matias Damásio começou a ser traçada em 1992, altura em que o músico decide deixar Benguela rumo a Luanda à procura de melhores condições de vida.
Desde o começo notabilizou-se na música, com temas como “Mboa Ana”, “Eu Sou a Outra”, “Porquê”, “Saudades de Nós Dois” e “Kwanza Burro”, temas que fizeram bastante, tendo confirmado em pouco tempo a sua popularidade.
No ano de 2005, o músico oriundo da cidade das Acácias Rubras grava o primeiro álbum de carreira intitulado “Vitória” e dois anos mais tarde atinge o auge da carreira ao vencer a 17.ª edição do Top Dos Mas Queridos, da Rádio Nacional de Angola, com a música “Porque”, durante uma gala realizada no Cine Atlântico, em Luanda.
Em 2008, Matias Damásio grava e lança o segundo disco de originais “Amor e Festa na Lixeira”, na Praça da Independência, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos na qual o músico comercializou nove mil cópias. Um ano depois o músico conquista um Disco de Ouro por vendas superiores a 20 mil cópias de “Amor e Festa na Lixeira”. O seu primeiro DVD da carreira ao vivo chegou ao mercado em Setembro de 2009, tendo o autor vendido dez mil cópias.
Matias Damásio voltou à ribalta em 2013 ao vencer, pela segunda vez, o Top dos Mais Queridos, com a canção “Kwanza Burro”, do disco “Por Angola”. Considerada uma das melhores vozes da nova geração de artistas, Matias Damásio com três disco no mercado e um DVD tem participações em vários projectos musicais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA