Matias e Yuri são os grandes favoritos

Roque Silva |
30 de Janeiro, 2016

Fotografia: Santos Pedro

Matias Damásio e Yuri da Cunha são os artistas com o maior número de nomeações nesta edição do concurso de música Top Rádio Luanda, que é realizado na próxima quarta-feira, às 20h00, na Baía de Luanda.

Os dois músicos estão nomeados em quatro das 19 categorias em concurso. Entre as categorias que os dois disputam estão a de melhor produção discográfica, kizomba e voz masculina do ano. Matias Damásio concorre com o disco “Por Amor” e o tema “Beijo Rainha”, enquanto Yuri da Cunha com o CD “O Intérprete” e o tema “Gago”.
Matias Damásio está ainda nomeado na categoria balada do ano, com a canção “Papá”, e Yuri  da Cunha concorre à melhor versão, com “Ka Kinhento”, tema original de Robertinho.
A lista inclui ainda o músico Totó, que foi um dos mais votados pelo público. O cantor, que tem 20 anos de carreira, está nomeado para as categorias de melhor produção discográfica e gospel, com o CD “Filho da Luz”, e afro/jazz, com a canção “Luzingo Malembe”.
O prémio carreira, destinado a cantores com mais de 15 anos de carreira e com mais de dez álbuns no mercado discográfico, é um dos mais renhidos este ano porque tem como adversários quatro dos melhores e mais representativos conjuntos Os Kiezos, Jovens do Prenda, Banda Maravilha e Kituxi.
Yola Semedo, Ary, Pérola, Kyaky Kyadaff, C4 Pedro, Eddy Tussa, DJ Darcy, Walter Macosso e Baixinho Requintado são os outros candidatos, cada com duas categorias.
Semba, folclore, kuduro, rap, voz feminina, revelação feminina, revelação masculina, afro-house, videoclipe, show do ano e gueto zouk/zouk love são as demais categorias em concurso.
As inovações deste ano são a introdução da categoria zouk love e a entrega de estatuetas, com novas configurações, banhadas em ouro. Outra inovação é a mudança do local da actividade para a Baía de Luanda. Antes o concurso era realizado em várias salas, mas este ano a direcção do top decidiu explorar um novo público. O Top Rádio Luanda é um concurso anual que visa premiar várias áreas da música angolana e os cantores da preferência dos ouvintes da Rádio Luanda, como reconhecimento e valorização da arte e da popularidade das canções nacionais.
O objectivo do concurso musical é também motivar os artistas  e compositores, visando o desenvolvimento e aprofundamento das suas aptidões dentro do espírito de competição e promover a interactividade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA