Música country nos EUA é apresentada em museu


4 de Agosto, 2014

Fotografia: Reuters

A evolução da música country nos Estados Unidos vai ser revista pelo público, desde ontem, num museu criado, no Estado da Virgínia, nos EUA, especialmente para celebrar esta arte, informou a direcção da instituição.

The Birthplace of Country Music (em português “O Berço da Música Country”) conta a história do produtor musical Ralph Peer, que ofereceu 50 dólares a um grupo de músicos inexperientes dispostos a entrar num estúdio improvisado e tocar para o seu moderno microfone. O resultado, que permitiu lançar a carreira de astros como Jimmie Rodgers and the Carter Family, foi apelidado pelo historiador da música Nolan Porterfield como “o Big Bang da música country” e saudado por Johnny Cash como o momento mais importante do género. A sessão teve 19 grupos a gravarem 76 canções pela primeira vez, incluindo os temas “Sleep Baby Sleep”, de Rogers, e “Single Girl, Married Girl”, dos Carter. A exibição do museu conta as origens do estilo nos Apalaches, nos EUA.
A maior parte da história é contada com letras de canções, embora entrevistas com alguns dos artistas originais também ajudem a descrever a pobreza e o ambiente natural que foram os moldes deste estilo. “O objectivo é contar a história direito, e com profundidade, captando a experiência pessoal”, disse Jessica Turner, directora e principal curadora do museu.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA