Música de Tchiema no palco da Trienal

Francisco Pedro |
13 de Fevereiro, 2016

Fotografia: Domingos Cadência

Gabriel Tchiema, o cantor convidado de hoje à noite da III Trienal de Luanda, que decorre  no Palácio de Ferro, interpreta a partir das 21h00, temas em tchokwe.

O concerto é preencido por canções dos discos “Yhena Nhi Yhami”, “Dona”, “Azulula” e “Mungole”, este último lançado em Dezembro de 2013. Gabriel Tchiema, que além de cantor é compositor com influências diversas que vão do afro soul ao afro funky, privilegia vários ritmos, entre os quais sobressaem a tchianda, semba e kilapanga.
O artista, distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, que apareceu em público pela primeira vez nos anos 1990, em Cabinda, onde cumpria serviço militar, foi um dos fundadores da banda ASP.
Gabriel Tchiema afirmou recentemente à revista “Arquivos Culturais”, da Trienal de Luanda, que “trabalhar com base nas sonoridades da região leste de Angola” é uma aposta pessoal, o que não o impediu de gravar com músicos estrangeiros, como sucedeu com o álbum “Mungole” feito em Cuba com músicos daquele país.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA