Músicos dão espectáculo

Casimiro José | Cassongue
27 de Agosto, 2014

Fotografia: Casimiro José | Cassongue

Os músicos Justino Handanga, Bessa Teixeira, Man Sembila, Nagrelha e Puto Lilas foram as principais referências do FestiCassongue, festival realizado no município de Cassongue, Cuanza Sul, em celebração a mais um aniversário daquela localidade.

O espectáculo, que contou ainda com a presença de artistas locais, serviu para os músicos convidados apresentarem uma retrospectiva dos seus trabalhos anteriores e mostrarem ao público o que estão a preparar para o futuro.
Entre os artistas, que foram acompanhados pela Banda Sagrada Esperança da Boa Entrada, destacaram-se ainda os músicos Matyeses, Sami Macassa, João Afonso e Emílio Mário.
O espectáculo teve início às 23h00, com a exibição do grupo de dança tradicional do Cuanza Sul, Tchinganji, que foi bastante aplaudido pelo público, devido ao ritmo e a riqueza cultural da sua coreografia. Depois do espectáculo de dança foi a vez da Banda Sagrada Esperança da Boa Entrada apresentar ao público 13 temas do seu reportório, com realce para “Eme lelo”, “Lemba”, “Mariazinha” e “Makueti”.
Depois foi a vez dos cantores locais Anacleto e Vavi subirem ao palco e mostrarem o seu melhor. Sami Macossa, Justino Handanga e Bessa Teixeira, vindos da província do Huambo, foram os próximos.
Quintas Cabuíza, os Matyeses e Rei Canã também foram outros dos destaques, em especial por interpretar temas que retratam a cultura da região da Quibala, do Cuanza-Sul.
Outro dos destaques da noite foi Man Sembila, que como um dos “filhos” do município de Cassongue, soube justificar a sua fama entre os seus, com diversos temas conhecidos pelo público, com destaque para “Ukombe Elende” e “Garinas da banda”.
O último destaque do dia foi o kudurista Nagrelha, que encerrou o espectáculo em apoteose, com a equipa de segurança a ser forçada a garantir a ordem e a tranquilidade durante a actuação.
O administrador municipal de Cassongue, Germano Armando, que acompanhou o espectáculo, considerou esta 11ª edição do Festi-Cassongue positivo e agradeceu os apoios da classe empresarial local, assim como dos naturais e amigos de Cassongue.
Germano Armando reconheceu ainda o esforço e o empenho dos talentos musicais que têm despontado no município e considerou urgente a criação de mecanismos capazes de permitir a­poiar as suas iniciativas. “Vamos trabalhar para que os músicos locais possam ter mais apoios para desenvolver a sua arte”, rematou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA