Nguami Maka apresenta projecto musical

Hermínio Fontes |
11 de Março, 2015

Fotografia: Mota Ambrósio

O grupo musical Nguami Maka, vocacionado para o estilo folclore, apresentou na sede provincial da Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA) em Luanda, um projecto de formação musical para as comunidades, denominado “Kulonga pala kulongolola”, “Ensinar para ser ensinado”.



Preocupados com o resgate da identidade cultural, os integrantes deste grupo folclórico manifestaram-se disponíveis para ensinar aos adolescentes e jovens (dos 15 aos 35 anos de idade), através de uma “oficina de instrumentos tradicionais na capital do país”, tendo como projecto experimental o Município de Viana,  a decorrer de Abril a Agosto. E para que assim aconteça, Nguami Maka espera ter a colaboração da JMPLA.
Durante a formação musical, as técnicas a utilizar vão ser o canto, construção e execução de alguns instrumentos musicais tipicamente angolano, tais como hungo, dikanza e puita, para além do mukindu, batuques (baixo e ritmo), marimba e também a dança apropriada ao estilo folclore, referência notória da nossa história antes e depois da independência nacional a assinalar a 11 de Novembro.
Recebidos pelo primeiro-secretário Provincial da JMPLA, Tomás Bica, a comitiva dos Nguami Mak, liderada por Jorge Mulumba, director artístico do grupo, explicou que estão preocupados com a realidade actual da música folclórica. “Nos últimos anos tem sido difícil encontrarmos adolescente e jovens interessados em aprenderem a tocar e executar instrumentos musicais, tal como em tempos anteriores”, disse.
“Pedimos o apoio directo da JMPLA para que a identidade cultural, através da música e da dança apropriada ao folclore possam  manter-se firmes. É apenas a continuidade dos grandes executores desta arte, tal como o grupo musical Kituxi e seus acompanhantes.”
O primeiro-secretário Provincial da JMPLA considerou positivo o projecto musical “Kulonga pala kulongolola”, conciliando a ideia de que “durante o 13.º Campo Nacional de Férias de Estudantes Universitários - CANFEU, que decorreu na cidade do Luena, Moxico, culturalmente Luanda fez-se representar com o Carnaval da Vitória através do gingar da Kianda e desta feita, conseguimos chamar atenção dos presentes e isto levou-nos a entender que é necessário trabalharmos para resgatar a maior manifestação cultural”, disse.
 “Com isto quero dizer que a JMPLA está interessada em participar deste projecto de formação musical dos estilo folclórico aos adolescentes e jovens, pois este tem sido a visão do  Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, disse Tomás Bica.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA