Promotora Nova Energia realiza noites de rumba


2 de Agosto, 2016

Duas noites de rumba com a participação de músicos angolanos e cubanos é a nova proposta do programa musical “Show do Mês”, a decorrer sexta-feira e sábado, no Hotel Royal Plaza, em Luanda, numa organização da Nova Energia.

Vários artistas, entre angolanos e cubanos, vão interpretar sucessos mundiais deste género musical, com composições de Angola, República Democrática do Congo e da América Latina.
Entre os cantores convidados, destaque para Legalize, Calabeto, Mila, Yadira Cabanas, Yusis e Coopol vão ser os cabeças de cartaz dos dois espectáculos.
O programa “Show do Mês”, que estreou em Janeiro de 2014, visa valorizar a música e os artistas angolanos e dar espaço a novos talentos. Grupos e cantores como Selda, um misto de vozes femininas, Pedrito, Gabriel Tchiema, Robertinho, José Kafala, Ricardo Lemvo, Irina Vasconcelos, Afra Sound Stars e Boy Ge Mendes foram algumas das atracções que passaram pelo palco. Com origens africanas, a música rumba desenvolveu-se na América Latina, sendo Cuba o país em que a comunidade afrodescendente de origem de Angola, Congo e Guiné, e europeia, no final do Séculio XIX, deram um grande contributo para o surgimento da dança, cujo compasso é binário e de ritmo complexo que se caracteriza por um estilo alegre.
As danças tradicionais dessa região eram inspiradas nos movimentos de animais e em situações do quotidiano. Tais danças agrupavam uma exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés.
Como instrumentos típicos, a rumba serve-se das congas, claves e chocalhos. A música e a dança têm forte influência da percussão africana e de outros estilos musicais europeus, sendo o flamenco que mais enriqueceu e o popularizou. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia. A rumba, hoje, é uma dança de salão. Também pode ser apenas uma designação genérica de outras músicas latinas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA