Rattle na Orquestra de Londres


6 de Março, 2015

Fotografia: AFP

 Simon Rattle assume a direcção da Orquestra Sinfónica de Londres (LSO) em Setembro de 2017, disse o próprio à comunicação social, em Londres, revelando dos maiores segredos recentes a nível da música clássica.

O período de Rattle como maestro principal da Filarmónica de Berlim termina em 2018, enquanto o regente principal da Orquestra Sinfónica de Londres, Valery Gergiev, finaliza o seu contrato este ano.
O acordo prevê que Valery Gergiev continue para já a ser o maestro da LSO e que Simon Rattle actue esporadicamente até assumir as funções.
“Este é o meu último grande trabalho”, afirmou Simon Rattle, 60 anos, numa conferência de imprensa.
“Trata-se de um contrato normal de cinco anos, com possibilidade de prorrogação, mas  é óbvio para todos que é algo de longo prazo”, afirmou.
O maestro disse ter sido atraído pelo programa educacional da orquestra e a qualidade dos músicos: “Compartilhamos um sonho no qual a performance, o ensino e a aprendizagem são indivisíveis, assim como a disseminação da arte”. O artista confessou que também gostou “de voltar para casa”.
Nascido em Liverpool, Simon Rattle é considerado dos melhores maestros do mundo. Em Janeiro de 2013 anunciou que não continuava em Berlim depois de cumprir o contrato, o que levou muitos a pensar que voltava para a Inglaterra para assumir a direcção da LSO. O maestro britânico conquistou a reputação como regente jovem genial após sua graduação na Royal Academy of Music em 1974, em Londres, onde venceu um prestigiado concurso de maestros.
De 1980-1998 foi o principal regente da Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham. Também participou na criação de um espaço para a sinfónica, inaugurado em 1991.
A sua nomeação em 2002 como maestro principal da Filarmónica de Berlim, geralmente considerada a melhor do mundo, causou controvérsia, já que parte dos integrantes da orquestra, que escolhe o seu regente numa eleição, votou em Daniel Barenboim.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA