Cultura

Reviver Teta Lando no "Weza Paradise"

Manuel Albano|

Alberto Teta Lando é o homenageado da quinta edição do projecto cultural "Palco das Recordações", cuja gala de homenagem é este domingo, a partir das 10h00, no Complexo Turístico Weza Paradise.
Com as participações de Massano Júnior, Teta Lágrimas, Patrícia Faria, Zino e Cide, o espectáculo pretende recordar o contributo dado por Teta Lando na divulgação, promoção e preservação da música popular urbana.

Teta Lando é o homenageado da quinta edição do projecto cultural
Fotografia: JA

Alberto Teta Lando é o homenageado da quinta edição do projecto cultural "Palco das Recordações", cuja gala de homenagem é este domingo, a partir das 10h00, no Complexo Turístico Weza Paradise.
Com as participações de Massano Júnior, Teta Lágrimas, Patrícia Faria, Zino e Cide, o espectáculo pretende recordar o contributo dado por Teta Lando na divulgação, promoção e preservação da música popular urbana. Esta edição do projecto "Palco das Recordações", em homenagem a Teta Lando, vai ser aberta pelo grupo folclórico Semba Muxima, que interpreta alguns temas do seu reportório, coreografados pelas suas bailarinas.
Os músicos convidados vão ser acompanhados pela banda Weza, composta por Mias Galheta (guitarra baixa), Diogo Sebastião "Kintino" (guitarra ritmo), Teddy Nsingui (guitarra solo), Correia (precursão), Tony Samba (teclado), Romão (bateria) e Mister Kim (vocalista).
Massano Júnior, um dos convidados, disse ontem ao Jornal de Angola que fazer parte do elenco que vai recordar Teta Lando é gratificante, "por ter sido uma das maiores vozes masculinas da música nacional".
Massano Júnior disse que esta é uma oportunidade para transmitir experiências a artistas mais jovens: "vou apenas interpretar temas da minha autoria".

Tarde de surpresas

Patrícia Faria, a única voz feminina convidada, disse que o espectáculo vai ajudar a divulgar mais os temas de um dos maiores intérpretes da música popular urbana. A antiga integrante do grupo feminino "As Gingas do Maculusso", vai interpretar apenas temas de Teta Lando.
O músico Zino, outro dos convidados, informou que vai interpretar cinco temas do homenageado com destaque para "Funje de Domingo" e "Tata Nkento". A organização conta ainda com Teta Lágrimas, irmão do homenageado. O projecto já homenageou os músicos Tony do Fumo, Lourdes Van-Dúnem, Zé Keno, Marito, Pedrito, Os Kiezos e Jovens do Prenda.

Homenagem merecida

Intérprete e compositor, Teta Lando foi um músico que privilegiava os provérbios e a cultura angolana nas suas canções em línguas nacionais. Gravou êxitos como “Mumpiozo Uami” (Um assobio meu), “Tata Nkento”, “Kimbemba”, “Funji de domingo”, “Reunir”, “Eu vou voltar” e “Semba de Angola”. Viveu vários anos em Paris, de 1978 a 1989, onde se tornou num dos grandes impulsionadores da música angolana.  Natural de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, Teta Lando compôs a primeira canção na língua nacional kimbundo, em 1964, intitulada “Kinguibanza”. Em 2006, Teta Lando assumiu a presidência da UNAC – União Nacional dos Artistas e Compositores.

Tempo

Multimédia