Roque Fobado vence Variante


27 de Setembro, 2015

Com o tema musical “Wassandongo”, o músico Roque Fobado sagrou-se vencedor da primeira edição do concurso de música popular denominado Variante, edição 2015, realizado pela direcção provincial da Cultura do Cuando Cubango.

Roque Fobado, primeiro subchefe da Polícia Nacional, destacado na Unidade de Protecção de Entidades Protocolares (UPIP), recebeu como prémio a quantia de 100 mil kwanzas.
Na noite da gala para eleger o representante do Cuando Cubango na fase nacional do Variante 2015, que decorreu no campo Gimnodesportivo da cidade de Menongue, foram ainda consagrados Pedro Domingos Tchihinda (Piston) como 2º classificado, que recebeu como prémio 80 mil kwanzas, Conceição Graciana Mucanda (Graciete) como terceira qualificada tendo como prémio 70 mil kwanzas e Adriano Cassinda Mbaco (Adrick Último) como quarto classificado que levou 20 mil kwanzas.
Na ocasião, Roque Fobado salientou que é a primeira vez que participa num concurso musical, tendo garantido, por outro lado, que vai dar o seu melhor para que o Cuando Cubango seja representado da melhor forma, no concurso nacional que se realiza a 6 de Novembro próximo, no Cuanza Norte.
O músico realçou que sempre almejou participar em concursos do género e consagrar-se vencedor, pelo que se traduz num sonho realizado. Roque Fobado prometeu dar o seu melhor em prol da valorização da cultura nacional e lançar em breve o seu primeiro disco no mercado nacional.
“Sinto-me regozijado por consagrar-me vencedor no primeiro concurso do género em que participo na província, visto que outrora os representantes do Cuando Cubango eram escolhidos aleatoriamente sem aprovação de júri”, disse.
Para a directora provincial da Cultura, Carla Cativa, o vencedor a nível da província do Variante 2015  mereceu a escolha, visto que a música interpretada por Roque Fobado retrata algumas situações que decorrem no dia-a-dia da sociedade angolana.
O Cuando Cubango mostrou uma vez mais o que são dotes musicais, participando no Variante da música popular 2015, realçou. “Vamos esperar que o nosso representante possa desempenhar um bom papel no concurso nacional e nesta senda prometemos dar todo o nosso apoio para que ele consiga estar entre os três primeiros lugares”, disse.
No concurso participaram os músicos Juliana Tchimbapo Kambongue Hélio (Liana), João Kuvango, Roque Pedro Vicente (Roque Fobado), Feliciano Mandume Pedro, Conceição Graciana Mukanda (Graciete), Januário Jamba (Janú), Pedro Domingos Tchihinga (Piston) e Adriano Aurélio Cassinda Mbango (Adrick Ultimo).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA