Sandra Fuliqueno exibe folclore nacional

Manuel Albano |
7 de Maio, 2015

Fotografia: DR

Sandra Fuliqueno, conhecida como a “rainha da música tchokwe”, participa até 11 de Maio, em Durban, na África do Sul, na Feira Internacional de Turismo, onde promove os temas dos seu próximo disco “Hula Mbungueié”.

A cantora fez uma apresentação no espaço de Angola na abertura da feira, com o objectivo de mostrar a beleza e envolvência dos rítmicos musicas e danças folclóricas angolanas.
Durante a permanência em Durban, a cantora promove a cultura tchokwe, cuja danças tchianda e chombé estão em destaque.
Sandra Fuliqueno disse ao Jornal de Angola que interpreta temas que focam essencialmente os níveis de crescimento e progresso do país, com destaque para os temas “Chombé”, “Muteteke” e um tema em homenagem ao Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
A ida da cantora a África do Sul é fruto de um convite do Ministério do Comércio para animar o espaço angolano durante da Feira Internacional em Durban: “Quero dar a conhecer aos espectadores, através de fusões de estilos, a diversidade cultural dos ritmos tradicionais da nossa terra”. Sandra Fuliqueno tem no mercado o disco “Tshenu Ngunda”, que foi gravado nas províncias da Lunda Sul e Huambo. A cantora nas suas actuações também privilegia os estilos sungura e kwassa do Congo Democrático.
Fuliqueno deslocou-se recentemente à República Democrática do Congo para gravar com Mbilia Bel e Djuna Munbafu, um tema de cada artista. Em Angola vai fazer o mesmo trabalho com os músicos Justino Handanga, Gaby Moi e Cigano Weza, que fazem parte do seu segundo disco.
Sandra Fuliqueno nasceu na Lunda Sul, a dia 22 de Dezembro de 1985. Foi nos coros das Igrejas do Sétimo Dia e Nova Apostólica que começou a dar os primeiros passos no canto. Este ano foi convidada para actuar na gala da eleição de Miss Lunda Sul.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA