Santiago de Compostela com voz de Paulo Flores

Roque Silva|
22 de Outubro, 2014

Fotografia: Kindala Manuel

Paulo Flores vai representar Angola na 20ª edição do Womex Music Expo, com a realização de um concerto sexta-feira, às 22h00, no Salão de Teatro do Centro Dramático, em Santiago de Compostela, Espanha.

No concerto, com a duração de 45 minutos, Paulo Flores vai ser acompanhado pela banda formada por Tedy Nsingi (guitarra solo), Pirika Duia (violão), Mias Galheta (baixo), Marito Furtado (bateria), João Ferreira (percussão) e Ciro Bertini (teclas, flauta e acordeão), um leque de músicos nacionais e estrangeiros que o têm acompanhado em Angola e no estrangeiro, e participado nos seus discos.
A actuação do Artista Mais Querido de 2011 em Santiago de Compostela é seguida de um espectáculo da orquestra malaia Geng Wak Long, e da banda sul-africana Abavuki.
Nascido a 1 de Julho de 1972, em Luanda, Paulo Flores é um dos cantores mais populares de Angola. Mudou-se para Lisboa durante a sua infância. Começou como cantor kizomba, lançou o seu primeiro álbum em 1988. As suas canções tratam temas diversos .
O festival abre hoje, no Auditório Galiza, às 21h00, com um concerto da banda The Roots, The Way e termina no domingo, com músicas de animação com o DJ português Marfox.
Durante cinco dias são realizados concertos acústicos, conferências, feiras, exposições e sessões de cinema, com a participação de mais de cem artistas, bandas e orquestras, dos cinco continentes.
O documentário angolano “I Love Kuduro” é exibido sexta-feira, no espaço Cidade da Cultura, em Monte Gaiás.
A tradicional entrega de prémios a artistas ou profissionais que deram contribuições especiais à indústria da música internacional, num período de 11 meses, é no domingo, no auditório Abanca. Na cerimónia deste ano, a organização vai distinguir o ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, com o “Prémio Excelência”, pelo seu contributo para o incremento das artes e cultura em Cabo Verde, assim como para a visibilidade do arquipélago no cenário da “world music”.
A fadista portuguesa Mariza é distinguida como “Melhor Artista” e o estúdio alemão Glitterbeat como “Melhor Marca”.
A Womex Music Expo, que se realiza desde 1994, é uma plataforma internacional para a promoção e divulgação da indústria musical. Constitui uma das formas de promoção da música e da cultura de vários países, de intercâmbio e troca de experiências e contactos entre os artistas. Neste certame, profissionais das diversas áreas ligadas à música de todo o mundo têm a possibilidade de partilhar conhecimentos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA