Simple Minds voltam no melhor da carreira


9 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Divulgação

O grupo Simple Minds, liderado pelo carismático Jim Kerr, após cinco anos de ausência, regressou aos discos, com o álbum “Big Music”.

A banda, conhecida mundialmente pelo sucesso “Don’t you forget about me”, gravado em 1985 para a banda sonora do filme “The Breakfast Club”, realizado por John Hughes, regressou aos álbuns.
No princípio da carreira, a banda popular no Reino Unido e Europa, era praticamente desconhecida nos Estados Unidos, mas o filme, lançado no início de 1985, alterou a situação e o drama, um êxito de bilheteira, consagrou-a em Hollywood.
O filme também catapultou a banda no mercado norte-americano quase que da noite para o dia. Aproveitando-se popularidade, o Simple Minds lançou o seu disco mais comercial, “Once Upon a Time”, feito especialmente para o público dos EUA.
Desprezado pelos fãs mais antigos, mas acolhido por milhões de novos ouvintes e bem recebido pela crítica, o álbum atingiu o primeiro lugar na Grã-Bretanha e o 10º nos Estados Unidos, ainda que “Don’t you Forget About Me” não constasse do disco.
O tema, composto por Keith Forsey e Steve Schiff, foi inicialmente oferecido a Bryan Ferry e depois a Billy Idol, mas perante a recusa de ambos alguém se lembrou dos Simple Minds, uma banda de Glasgow surgida no final dos anos 70 em plena explosão da “new wave”, que começava a apostar numa sonoridade mais rock, deixando para trás a Synthpop do início de carreira.
O grupo a gravou em apenas três horas e não a incluiu sequer no álbum “Once Upon a Time”, lançado no mesmo ano. Sem o saber, estava nesse momento a definir grande parte das tendências musicais da década, marcada por grandes concertos de estádio, que se tornaram nos anos seguintes no seu “habitat natural”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA