Smith e Beyoncé mandam nos Grammy


8 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

O cantor britânico de pop Sam Smith e a estrela de r&b Beyoncé estão a liderar as nomeações ao Grammy, com cinco cada, informou, ontem, a Academia de Gravação dos Estados Unidos.

Sam Smith, de 22 anos, recebeu cinco nomeações, inclusive para gravação do ano por “Stay with Me” e para o cobiçado prémio de melhor artista estreante, ao lado da rapper australiana Iggy Azalea, dos roqueiros britânicos do Bastille, do cantor country Brandy Clark e do trio de irmãs californianas Haim.
Entre os concorrentes na categoria de gravação do ano estão “Shake it Off”, da cantora Taylor Swift, “All About That Bass”, de Meghan Trainor, “Fancy”, de Iggy Azalea e Charli XCX, e “Chandelier”, de Sia.
Smith ainda foi nomeado para a categoria de canção do ano por “Stay with Me” e melhor álbum de pop vocal por “In the Lonely Hour”. Concorrem com ele nesta categoria os discos “Shake it Off”, “All About That Bass” e “Chandelier”, além de “Take Me to the Church”, do cantor irlandês Hozier.
Beyoncé, de 33 anos, liderou as principais nomeações na categoria r&b, incluindo melhor apresentação r&b e melhor canção r&b e pelo seu single “Drunk in Love”, que tem também a participação do rapper Jay ZO seu álbum homónimo, lançado de repente em Dezembro do ano passado e um dos mais vendidos deste ano, foi nomeado a melhor álbum urbano. Com um total de 51 nomeações ao longo da sua carreira musical, Beyoncé é a artista mais nomeada na história do Grammy e já ultrapassou o produtor norte-americano David Foster.
O disco “1989”, da cantora country Taylor Swift, que vendeu mais de dois milhões de cópias desde o seu lançamento em Outubro, não recebeu nenhuma nomeação, embora a música “Shake it Off” tenha sido nomeada em três categorias.
A nomeação ao Grammy de melhor álbum do ano, o principal prémio, é anunciado no concerto de televisão “A Very Grammy Christmas”. A Academia de Gravação dos Estados Unidos é formada por profissionais da indústria da música que seleccionam artistas e músicas lançados entre o dia 1 de Outubro de 2013 e 30 de Setembro de 2014.
Na tentativa de atrair telespectadores jovens para a cerimónia anual do Grammy, que acontece em Los Angeles no dia 8 de Fevereiro de 2015, a academia decidiu anunciar os nomeados de 82 categorias, ontem.
Os álbuns “Riser”, de Dierks Bentley, “The Outsiders”, de Eric Church, “12 Stories”, de Clark, “Platinum”, de Miranda Lambert e “The Way I’m Livin’”, de Lee Ann Womack, competem na categoria de melhor disco country.
Eric Church e Lambert foram igualmente nomeados para quatro prémios Grammy cada.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA